quarta-feira, 29 de setembro de 2021

Silves | PALESTRA E EXPOSIÇÃO “ARQUITECTUR’ARTE DE BEM DEFENDER” DÃO A CONHECER ARQUITETURA MILITAR MUNDIAL

 O Castelo de Silves irá acolher de 07 de outubro a 07 de janeiro próximos a exposição de fotografia “Arquitectur’Arte de Bem Defender”, de António F. Maia e Luís Reina. A exposição é retratada, também, em livro, que será apresentado a 09 de outubro, por ocasião da palestra “Omã um outro Ocidente”, que terá lugar pelas 15h00, no Museu Municipal de Arqueologia de Silves.  As iniciativas integram a programação do Dia Nacional dos Castelos.


“Arquitectur’Arte de Bem Defender” é uma exposição de fotografia a preto e branco que dá a conhecer a arquitetura militar mundial. A mesma encontra-se dividida em três partes:

A primeira é dedicada aos castelos e fortalezas de Portugal, sendo o seu autor António F. Maia.

A segunda parte é dedicada aos fortes portugueses de Omã e a sua influência na arquitetura militar omanita.

A terceira, e última parte, retrata a arquitetura militar no resto do mundo, numa viagem através de diversas civilizações ao longo dos tempos.

A inauguração desta exposição está agendada para o dia 07 de outubro, pelas 16h00, na Torre de Menagem do Castelo de Silves e contará com a presença dos autores.

 

De referir que, ainda neste contexto, o Museu Municipal de Arqueologia de Silves irá acolher no dia 9 de outubro, a palestra “Omã um outro Ocidente”, por Luís Reina, numa viagem ao passado e ao presente de Omã, que guiará os participantes a um encontro de culturas, cujas raízes lusitanas perduram até aos nossos dias. A iniciativa, cuja participação presencial é limitada à lotação da sala, será transmitida em direto através do facebook do Município e terminará com a apresentação do livro “Arquitectur’Arte de Bem Defender”, seguida de uma visita à exposição com o mesmo nome.

 

O telefone 282 440 854 e o email patrimoniocultural@cm-silves.pt são os contactos do sector de Património Cultural da Câmara Municipal de Silves para fornecimento de informações adicionais sobre as atividades.

 

 

SINOPSES

 

Exposição Arquitectur’arte de Bem Defender

Arquitectur’arte de Bem Defender II é um projecto de fotografia, da autoria de António F. Maia e Luís Reina que nos leva numa viagem no tempo e no espaço.

Imagens de cá… de um país que cedo deu novos mundos ao mundo.

Imagens de lá… de um mundo cada vez mais global e que se deixa descobrir massivamente por essa importante indústria contemporânea que dá pelo nome de turismo.

Imagens reunidas em exposição e em livro.

Uma partilha dessa arte enquanto arquitectura.

Arquitectura militar deste nosso mundo em constante ebulição, que sempre é imperioso defender.

 

Luís Reina

(Texto de acordo com a antiga ortografia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário