quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Castelo de Paiva | Promovido rastreio ao daltonismo e acuidade visual: PROJECTO “ ColorADD NAS ESCOLAS “ CONTEMPLOU ALUNOS DO 1º CICLO

O Projecto “ColorADD nas Escolas”, desenvolvido pela Associação ColorADD.Social, tem como objectivo contribuir para a integração social de pessoas com dificuldade na identificação de cores mediante a adopção do código ColorADD, contribuindo para uma Escola Inclusiva e promovendo a detecção precoce do daltonismo na infância.

Esta iniciativa foi promovida pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva e pelo “ColorADD.Social”, tendo-se realizado com a parceria da Vision Mais Ópticas, que realizaram recentemente um rastreio ao daltonismo e à acuidade visual, assim como acções de sensibilização e outras actividades relacionadas com o tema, junto de todos os alunos do 4º ano dos Agrupamentos de Escolas de Castelo de Paiva e do Couto Mineiro do Pejão.

 ColorADD.Social é uma associação sem fins lucrativos que se dedica a promover a integração social de pessoas com dificuldade na identificação de cores, em particular as portadoras de daltonismo, e está a desenvolver um programa composto por um conjunto de acções realizadas nas escolas do 1.º Ciclo de Ensino Básico (CEB), preferencialmente aos alunos do 3.º ano de escolaridade, bem como a toda a comunidade educativa para que possam entender esta limitação e os seus constrangimentos no dia-a-dia, enquanto aprendem uma ferramenta que permite ao daltónico ultrapassar essas dificuldades. Tratando-se de um programa de continuidade, replicado anualmente, permite abranger todas as crianças deste ciclo de ensino.

Neste projecto, interessa também promover acções de capacitação e formação sobre o daltonismo nas escolas, sensibilizando toda a comunidade educativa para os constrangimentos que resultam desta limitação não-visível, dando a conhecer uma linguagem universal – o código ColorADD, ao mesmo tempo, possibilitar aos alunos experienciar a visão daltónica, entender as suas limitações e constrangimentos. Desta forma, através de uma dinâmica interactiva e lúdica, permite-se uma maior identificação das crianças com esta limitação, sensibilizando os alunos para a questão da diferença e da necessidade de se saber relacionar com ela.

Por outro lado, pretende-se promover a realização do rastreio precoce do daltonismo e da acuidade visual aos alunos do 1.º CEB, por forma a identificar possíveis casos de daltonismo, e deste modo, poder ser feito um acompanhamento que previna o insucesso e abandono escolar, baixa auto-estima e autoconfiança, situações de bullying, etc.

Nesta acção junto das escolas, que foi acompanhada pela psicóloga municipal, Fátima Moura, foi feita a distribuição de material escolar com o código ColorADD aos alunos que realizem o “Programa ColorADD nas Escolas” para que todos (daltónicos e não daltónicos) possam ter acesso a ferramentas que lhes permitam consolidar a aprendizagem do código, potenciando que o espaço-escola seja inclusivo para todos. que referenciem ou informem através da cor com o código.

Carlos Oliveira

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