segunda-feira, 16 de maio de 2022

Conferência de imprensa | 17 maio . 11h00 | Carta de perigosidade de incêndios rurais

 O ICNF aprovou e publicou a carta de perigosidade de incêndios rurais, através do Aviso 6345/2022, de 28 de março.

Este documento, sem fundamento técnico, classifica o nosso concelho com alto e elevado nível (55%) de perigosidade de incêndios rurais, provocando graves constrangimentos no desenvolvimento económico da nossa terra.


É um condicionamento incompreensível na estratégia e gestão de desenvolvimento territorial, interferindo nas decisões de competência do Município e pondo em causa todo o trabalho que se está a realizar, no âmbito da revisão do Plano Diretor Municipal, impedindo inclusivamente o crescimento da atividade económica.

 

Por outro lado, cria o falso alarme de termos uma cidade perigosa do ponto de vista dos incêndios rurais, afastando potenciais investidores, alguns já com estudos previstos para aqui se instalarem.

 

Com esta determinação, iremos estar impossibilitados de aumentar algumas zonas industriais já previstas e assumidas, bem como teremos outros constrangimentos, como iremos apresentar na conferencia de imprensa amanhã, terça-feira, dia 17 de maio, pelas 11h00, no Salão Nobre da Camara Municipal da Marinha Grande.


Exigimos que se suspenda de imediato esta carta de perigosidade de incêndios aprovada pelo ICNF, e que se cumpram os requisitos aprovados no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI) 2022-31 da Marinha Grande, que foi alvo de parecer prévio favorável, por unanimidade, da Comissão Municipal de Defesa da Floresta, no dia 30 de dezembro de 2021, tendo sido aprovado pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que tem lugar na Comissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário