segunda-feira, 16 de maio de 2022

Dia Internacional dos Museus é assinalado em Silves A 18 de Maio

A Câmara Municipal de Silves assinala, no próximo dia 18 de maio, o Dia Internacional dos Museus, uma iniciativa que este ano terá como tema central “O poder dos Museus”. Como habitualmente, o Museu Municipal de Arqueologia de Silves terá entradas gratuitas, contando, ainda com a dinamização de diversas iniciativas que marcam esta data de forma ainda mais especial.

A abrir a efeméride, os alunos do 1.º ciclo serão convidados a participar na iniciativa “Eu sou o Metoposaurus, e tu, como te chamas?”, que dá a conhecer alguns dos animais que habitaram o nosso território há muitos milhões de anos, desafiando não só a imaginação e a criatividade dos mais novos, como, também, o desenvolvimento de técnicas de construção manual em vários tipos de suportes materiais.

Já durante o período da tarde, é a vez dos alunos do 2.º ciclo, conhecerem um pouco mais sobre a antropologia física, tanto em contexto de campo como em contexto laboratorial, tomado contacto com esta interessante atividade profissional, vestindo o papel de “Antropólogo por um Dia”.

Ao final da tarde terá, ainda, lugar, pelas 18h00, a inauguração da exposição temporária “Óh minha Rua da Sé”, que mostra como o espaço atualmente ocupado pela Rua da Sé foi, ao longo dos tempos, palco de inúmeras e diversificadas vivências que os trabalhos arqueológicos ali realizados trataram de colocar em evidência.

O Dia Internacional dos Museus será, também, assinalado no Museu do Traje e das Tradições, em SB Messines, local onde os meninos e meninas do pré-escolar serão desafiados para, a partir da utilização de materiais reciclados trazidos de casa, ou utilizando moldes em cartão, criarem a sua versão de figuras da nossa história (homens da pré-história, gladiadores romanos, princesas muçulmanas, navegadores e reis portugueses, etc.), ou fatos, em papel ou tecidos, para vestir as figuras mais marcantes da nossa história.

+ info: Sector de Património: telefone 282 440 854 | email: patrimoniocultural@cm-silves.pt

 

PROGRAMA DETALHADO

10h00/12h00

Eu sou o Metoposaurus, e tu, como te chamas?

Local: Museu Municipal de Arqueologia de Silves

Público-alvo: 1º Ciclo (1.º ao 4.ºano)

 

14h00/15h00

Antropólogo por um Dia

Local: Museu Municipal de Arqueologia de Silves (Sala Serviço Educativo)

Público-alvo: 2.º Ciclo (5.º/6.ºano)

 

 

10h00/12h00

Vamos vestir de fatos e palavras as personagens da história local

Local: Museu do Traje e das Tradições

Público-Alvo: Pré-escolar (3 aos 6 anos)

 

18h00

Inauguração da Exposição Temporária: Óh minha Rua da Sé

Exposição patente de 18 de maio.2022 a maio.2023

Local: Museu Municipal de Arqueologia de Silves

Público-Alvo: público em geral

Nenhum comentário:

Postar um comentário