terça-feira, 7 de junho de 2022

IX Edição do Concurso Universitário “Simulação do Parlamento Europeu”

Nos dias 06 e 07 de junho, o Europe Direct Viseu Dão Lafões promoveu a "IX Edição do Concurso Universitário "Simulação do Parlamento Europeu".

O objetivo deste concurso, desenvolvido numa parceria com a Universidade de Aveiro (UA), passou por colocar os estudantes de Economia, desta instituição de ensino superior, e a comunidade académica em geral, a discutir assuntos relevantes para a UE e, consequentemente, para o nosso país.

Assim, do calendário de atividades do dia 06 de junho, fez parte o debate de propostas apresentadas pelos alunos.


Já no dia 07 de junho, teve lugar a Sessão de Abertura que ficou a cargo do pró-Reitor da UA, Manuel João Matias ; da Professora da UA, Marta Ferreira Dias (co-organizadora); do Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões (entidade que acolhe o EUROPE DIRECT), Nuno Martinho; e do Diretor do Gabinete do Parlamento Europeu em Portugal, Pedro Valente.

Num segundo momento, foi realizada a apresentação das propostas dos alunos, antecedida por intervenções temáticas de enquadramento por parte de oradores convidados, a saber:

  • Impacto da guerra Ucrânia vs Russia - que contou com a intervenção da Investigadora do Instituto Português de Relações Internacionais, Diana Soller;
  • Crise migratória na Europa - que teve o enquadramento dos professores e investigadores da Universidade Fernando Pessoa, Ana Campina e Carlos Rodrigues; 
  • Transição para a moeda digital na EU - que contou com a intervenção do Fundador da GOVWISE, João Teixeira.

Os grandes vencedores desta IX Edição do Concurso Universitário "Simulação do Parlamento Europeu" foram, Transição para a moeda digital na EU, por Gonçalo Tavares; O Impacto Económico do PRR, por Mariana Farraia; Impacto económico da guerra Ucrânia, por Ricardo Oliveira; As Crises Migratórias, por Ricardo Almeida; enquanto o prémio de melhor orador teve por vencedor, Eduardo Rodrigues.


Ao longo destes dois dias intensos, o EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões marcou presença na UA com um stand próprio que disponibilizou diverso material informativo, de âmbito europeu, a todos os visitantes.


De acordo como pró-Reitor da UA, Manuel João Matias, "A IX edição da Simulação do Parlamento Europeu, desenvolvida em parceria com o EUROPE DIRECT, gerou um grande interesse na comunidade académica e não só, sendo que fica marcada pelo sucesso. Todos os participantes, em particular os vencedores, estão de parabéns".

 

Segundo o Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões (entidade que acolhe o EUROPE DIRECT), Nuno Martinho, "É com enorme satisfação que o EUROPE DIRECT se associa à UA em mais uma iniciativa, dando continuidade à forte presença que temos assumido junto das instituições de ensino superior e dos jovens do nosso território".

 

"A nossa primeira presença neste evento, já com raízes em Aveiro, vai ao encontro da missão que assumimos de divulgação e promoção do conhecimento relativo aos grandes temas europeus, no sentido de estimular uma cidadania europeia cada vez mais ativa e informada, por parte dos nossos cidadãos. Quero deixar os parabéns a todos os participantes desta edição da «Simulação do Parlamento Europeu»", concluiu o Secretário Executivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário