terça-feira, 7 de junho de 2022

Marinha Grande | ENCONTRO DE OCEANOGRAFIA 2022 JUNTOU 80 INVESTIGADORES NA PRAIA DA VIEIRA

O Encontro de Oceanografia 2022, organizado pela Associação Portuguesa de Oceanografia (APOCEAN), com o apoio do Município da Marinha Grande, decorreu nos dias 6 e 7 de junho, no Hotel Cristal da Praia da Vieira, tendo contado com a participação de cerca de 80 pessoas.

O vereador do pelouro do ambiente, João Brito, e a bióloga da Divisão do Ambiente da Câmara Municipal,  Sónia Guerra, estiveram na abertura do evento. O vereador agradeceu à organização pela escolha do concelho para a realização do encontro, considerado um dos mais importantes eventos científicos nacionais da temática, e pela importância do debate das questões relacionadas com os oceanos e o ambiente.

O Encontro reuniu cientistas e estudantes de diferentes áreas e regiões do país, focados em desenvolver a investigação marinha, em linha com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável proclamada pelas Nações Unidas (2021-2030).

Estiveram em análise temas como a modelação hidrodinâmica operacional no contexto do combate à poluição marinha, o impacto da poluição emitida pelo transporte marítimo, a variabilidade oceanográfica na costa portuguesa: implicações na abundância em algumas espécies de pescado, estudo sobre a cobertura espacial e temporal da rede Argo no Atlântico Nordeste, influência da oscilação do Ártico no clima de ondas no Atlântico Norte até ao fim do séc. XXI, oceanografia operacional – instalação e recuperação de uma infraestrutura de observação oceanográfica da coluna de água, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário