terça-feira, 7 de junho de 2022

Covilhã | VISITA GUIADA E ONLINE NO DIA INTERNACIONAL DOS ARQUIVOS

A Câmara da Covilhã assinala o Dia Internacional dos Arquivos, que se celebra a 9 de junho, com uma visita guiada ao interior do Arquivo Municipal.
Trata-se de uma visita online que irá permitir conhecer o interior do edifício e compreender a importância do trabalho que nele se desenvolve no âmbito da recolha, inventariação, preservação e divulgação do património arquivístico da Covilhã.

ARQUIVO MUNICIPAL
O Arquivo Municipal possui um espólio documental de elevado valor histórico, bem representativo de toda uma sociedade e respetiva região. Os vários documentos que aqui se encontram, servem de fonte de informação para a história do concelho.
Do espólio arquivístico da Covilhã destacam-se o Foral Manuelino, datado de 1510 e a Carta Régia de D. Luís I elevando a vila da Covilhã à categoria de cidade, ainda nas coleções um conjunto de pergaminhos medievais. O espólio documental vai desde o séc. XIII até à atualidade. O documento mais antigo data de 1215 e é um pergaminho relativo à disputa da antiga vila de Caria, entre a autarquia Covilhanense e o Bispado da Guarda.
Para participar nesta iniciativa faça a sua inscrição através do email. arquivo@cm-covilha.pt ou acompanhe a publicação do link de acesso à visita na página do Facebook da Biblioteca / Arquivo Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário