domingo, 17 de julho de 2022

Porque hoje é ... Domingo | É VERDADE O QUE VEMOS, OUVIMOS E LEMOS?

 Extrema corrupção nos últimos tempos

Contemplando o mundo contemporâneo, fico desconcertado de todo. Como é possível apenas um homem decretar guerra a um País vizinho, dizimar milhares de pessoas inocentes (idosos, crianças, mulheres), indefesas, destruir tudo o mexe à sua frente? Como é possível milhares de soldados, filhos do Povo oprimido, obedecerem cegamente às ordens dum tirano e doente mental, depravado, que não respeita nada nem ninguém? De todos os dicionários que consultei para compreender um pouco mais o comportamento humano, e dele o que se pode esperar, desde Psiquiatria, Psicologia, Sociologia, Teologia, Psicopatologia, entre outros, apenas um Livro me forneceu a melhor descrição.

Quiçá, por isso seja o mais odiado do mundo, desvalorizado, incomodativo, porque Ele coloca-nos de frente com a miséria humana, uma espécie dita racional e perigosa. Certamente, é o melhor manual dos estudiosos do comportamento humano, que também não deixam de ser imperfeitos.

O grande poeta português António Nobre escreveu: “ A Bíblia, é a geografia da alma”. D. Pedro II, Rei de Portugal entre 1648 a 1706 escreveu: “O melhor dos aliados que nos podeis arranjar é a Bíblia. Então alcançaremos uma liberdade real. A Bíblia é o canhão que libertará o mundo”. Por sua vez Júlio Dantas – 1876 a 1962, Escritor e médico cirurgião, natural de Lagos – Algarve escreveu: “ A Bíblia e a Natureza, sendo ambas a Palavra de Deus, devem estar em harmonia, e, quando esta pareça não existir, é porque ou é falsa, a interpretação do teólogo, ou a do naturalista”.

Para o Papa João XXIII “É verdadeiramente imperdoável todo o católico, que nos nossos dias ignore o conteúdo do Santo Livro – a Bíblia”.

Face às ilustres frases recordamos o que o Papa Leão XIII Gioacchino Pecci – 1810 a 1903 escreveu: “A Bíblia levanta-se hoje como um fénix de fogo com um ar misturado de dó e desdem pelos seus adversários, tão ilesa como foram Sadraque e Abego na fornalha de Nabucodonosor”.

Vamos reflectir sobre 2 Timóteo 3:1 a 17

1- Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.

2- Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,

3- Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,

4- Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,

5- Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.

6- Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências;

7- Que aprendem sempre, e nunca podem chegar ao conhecimento da verdade.

8- E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem à verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé.

9- Não irão, porém, avante; porque a todos será manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles.

10- Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência,

11- Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Iconio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou;

12- E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições.

13- Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados.

14- Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido,

15- E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus.

16- Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;

17- Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. Texto extraído da Bíblia Online.

A idolatria e depravação dos gentios

(Romanos 1: 18 a 32)

18- Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça.

19- Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou.

20- Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis;

21- Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu.

22- Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos.

23- E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis.

24- Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si;

25- Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém.

26- Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza.

27- E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro.

28- E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm;

29- Estando cheios de toda a iniquidade, fornicação, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade;

30- Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães;

31- Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia;

32- Os quais, conhecendo o juízo de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem. Texto extraído da Bíblia Online, versão João Ferreira de Almeida.

Alguém consegue encontrar nestes versículos uma contradição em relação ao comportamento humano?

Não pode haver dúvidas: vivemos num mundo perigoso, desumanizado, em que os homens mais investem contra o homem, do que no seu bem-estar e preservação da vida. Caminhamos a passos largos para a liquidação da espécie humana. Uma questão de tempo, porque na vontade dos Vladimirs Putins que (des)governam este mundo não falta. Para uma melhor compreensão aconselho a leitura do livro “Os Homens contra o homem” da autoria de Gabriel Marcel, apesar de ser antigo, continua actual.

Termino como comecei: É verdade o que vemos, ouvimos e lemos?

J. Carlos

Director do Litoral Centro


Nenhum comentário:

Postar um comentário