terça-feira, 30 de maio de 2023

BOLETIM INFOADASCA, EDIÇÃO Nº. 34 PARA JUNHO 2023

 Na edição de Maio entendemos trazer para a primeira página o “Estatuto do Dador de Sangue” desconhecido para a maioria dos dadores de sangue, essa é a informação que nos transmitem.

É desvalorizado nos hospitais e de igual modo nos Centros de Saúde, onde na nossa opinião devia ter mais impacto, uma vez que é ali, que os dadores se dirigem quando necessitam de cuidados médicos. Se for classificado como letra morta à semelhança de tantas outras leis, não exageramos.

Para a edição de Junho, apesar da realização da ‘SEMANA DO DADOR DE SANGUE’ como ainda a comemoração do “DIA MUNDIAL DO DADOR DE SANGUE”, entendemos nós que é oportuno dar a conhecer o ‘SEGURO DO DADOR DE SANGUE’ tanto ou quanto confuso, para tanto basta lê-lo com atenção para detectar as confusões.
Tenham em conta esta no Artigo 3.º Direito a indemnização: “b) O dador de sangue ou o candidato a dador têm direito a ser indemnizados pelos danos resultantes de acidentes que sofram no trajeto do, e para o local de colheita, desde que tenham sido expressamente convocados para a dádiva de sangue, pelo serviço competente”.

O que devemos considerar por/pelo “serviço competente”, se o trabalho de sensibilização, e convite para a dádiva de sangue é desenvolvido nas localidades pelas associações de dadores de sangue ou por organizadores ocasionais? Os serviços competentes para o fazer são os Centros de Sangue e da Transplantação de Lisboa, Porto e Coimbra. Uma Associação de Dadores de Sangue com personalidade jurídica não tem competência para convocar dadores, quanto muito convidar…

Tendo em consideração os meios financeiros de que dispomos, os eventos que a ADASCA se propôs realizar em Junho, só pode ser para néscios. Apercebemo-nos que a quebra de dadores vai acentuar-se durante o Verão. Os apelos vão surgir nos meios da comunicação social com reflexos a ultimatos. Faz parte daquilo que se repete diariamente: a notória falta de respeito pela dignidade da pessoa do dador enquanto tal nos SNS a começar nos Centros de Saúde locais, onde muitas das vezes são tratados como incómodos ou indesejáveis.

ADASCA contacta diariamente com os dadores durante as acções para divulgação das datas das sessões, e temos em consideração o que nos é dito.
Funciona tudo à típica portuguesa: é para desenrascar.

Boa leitura e deem a conhecer as vossas opiniões, elas serão publicadas desde que sejam apresentadas dentro da urbanidade.

Joaquim Carlos
NB: O referido Boletim pode ser lido através deste link http://www.adasca.pt/node/1721




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