terça-feira, 20 de junho de 2023

Exposição Livros abertos… personagens à solta. Alunos da Escola Técnico Profissional de Cantanhede visitam mostra patente na Biblioteca Municipal

 
No passado dia 15 de junho, alunos da Escola Técnico Profissional de Cantanhede (ETPC) realizaram uma visita guiada à exposição Livros abertos… personagens à solta, de Sónia Oliveira, que se encontra em exibição na Biblioteca Municipal de Cantanhede.
Duas dezenas de alunos do 11º ano do Curso Técnico de Apoio Psicossocial do Estabelecimento de Ensino estiveram acompanhados por uma docente nesta iniciativa, que está contextualizada na Unidade de Curta Duração (UFCD) Intervenção Socioeducativa, que integra o curso que se encontram a frequentar.
A ação teve como principal objetivo despertar os alunos para a importância da literatura infantil na área da intervenção educativa direcionada para os mais novos e sensibilizá-los para as diferentes formas de trabalhar os contos para a Infância. Na visita os participantes tiveram oportunidade para recordar ou conhecer diferentes histórias que, no futuro, poderão colocar em prática, na sua formação e aplicar em contexto de trabalho.
Recorde-se que na exposição na Biblioteca Municipal de Cantanhede estão patentes 27 trabalhos artísticos da autoria de Sónia Oliveira que criou, em artesanato de costura criativa, representações de algumas das mais célebres personagens de contos infantis. As fábulas e os contos representados com personagens na mostra são “A Bela adormecida”, “A Carochinha e o João Ratão”, “A história do Pedrito Coelho”, “A pequena sereia”, “Alice no País das Maravilhas”, “Bambi”, “João e Maria” (ou “A casinha de chocolate”), “O Capuchinho vermelho”, “O coelhinho branco”, “O Principezinho”, “Os Três Porquinhos” e “Rapunzel”. Em exposição estão, ainda, três fantoches representativos da pintora mexicana Frida Kahlo (1907-1954) e das personagens de cinema, Eduardo Mãos de Tesoura, do filme com o mesmo nome, e Jack Sparrow, do filme “Piratas das Caraíbas”.
Os bonecos expostos estão acompanhados pelos livros que serviram de inspiração à artista, cuja obra está exposta na Instituição.
Sónia Oliveira reside em Cantanhede e dedica-se, em exclusivo, à criação de bijutaria e joalharia artesanal portuguesa de autor e, também, à criação de peças manufaturadas como bonecos, vestuário, entre outras, com recurso à costura criativa e ao artesanato.


Nenhum comentário:

Postar um comentário