sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Entre 13 e 15 de novembro na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Conferência Internacional de Arte Sonora e Novos Media explora a interseção entre som, arte, ciência, tecnologia e consciência

Especialistas internacionais como Brandon LaBelle (artista, escritor e teórico), Anna Dumitriu (artista premiada e pioneira na bioarte) e Ernst Karel (designer de som e investigador) vão estar em Portugal para participar na 2ª Conferência Internacional de Arte Sonora e Novos Media sobre “New Sentient and Spectrums”, dedicada às intersecções entre som, arte, ciência, tecnologia e consciência. Um evento organizado pelo CITAR - Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes que se realiza entre 13 e 15 de novembro de 2024, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto.
Com o tema central “New Sentient and Spectrums”, a conferência Internacional de Arte Sonora e Novos Media convida os participantes de todas as áreas a explorar a forma como as novas expressões artísticas impactam a nossa identidade coletiva e desafiam perceções estabelecidas. O conceito de “novo senciente” serve como fio condutor das “discussões”, oferecendo uma perspetiva inovadora sobre a consciência e a essência das práticas artísticas no contexto dos novos media, ampliando os limites da nossa perceção questionando os papéis da tecnologia na era pós-digital e pós-internet.

“A Conferência Internacional de Arte Sonora e Novos Media representa uma oportunidade única para explorar as fronteiras da arte e da tecnologia, proporcionando um espaço de reflexão onde artistas e investigadores poderão questionar e ‘redefinir o nosso’ entendimento da consciência na era digital. Este evento promove a troca de ideias inovadoras, e inspira novas formas de expressão artística que têm o poder de transformar a nossa perceção e interação com o mundo”, indica Daniel Ribas, diretor do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR).

Durante três dias, investigadores, artistas, profissionais e estudantes terão a oportunidade de se reunir num espaço de diálogo e partilha de conhecimento. O evento representa um ponto de encontro único entre disciplinas e linguagens, onde é incentivada a troca de ideias inovadoras e o estímulo a novas formas de expressão artística.

Entre os oradores e artistas convidados destacam-se: Brandon LaBelle (Berlim): Artista, escritor e teórico cujo trabalho aborda temas como agência, comunidade e cultura pirata. Fundador da Errant Bodies Press, LaBelle é reconhecido por projectos como The Listening Biennial e livros como Acoustic Justice (2021), Sonic Agency (2018) e Acoustic Territories (2010, 2019); Anna Dumitriu (Reino Unido), Artista premiada e pioneira na bioarte e nas intersecções entre arte, biologia e tecnologia. O seu trabalho, presente em colecções como ZKM e Science Museum London, explora temas como doenças infecciosas e biologia sintética; e Ernst Karel (EUA), artista sonoro e designer de som em cinema, Karel é conhecido pelas suas instalações de som electroacústico e colaborações em projectos audiovisuais, apresentados em eventos como a Bienal de Whitney e o Sonic Acts. Actualmente, é afiliado do Center for Ethnographic Media Arts da University of Southern California.

A 2ª Conferência Internacional de Arte Sonora e Novos Media sobre “New Sentient and Spectrums”, dedicada às intersecções entre som, arte, ciência, tecnologia e consciência, é organizada pelo CITAR e realiza-se entre os dias 13 e 15 de novembro na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa.


*Fernanda Teixeira


Nenhum comentário:

Postar um comentário