quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

RELATÓRIOS: China, Egito aprisionam um número recorde de jornalistas


O Egito é superado apenas pela China como o pior carcereiro do mundo de jornalistas em 2015. Em todo o mundo, o número de jornalistas atrás das grades por seu trabalho diminuiu moderadamente durante o ano, mas um punhado de países continua a usar a prisão sistemática para silenciar as críticas. Um relatório especial do CPJ por Elana Beiser

O fotojornalista egípcio conhecido como Shawkan aparece perante um tribunal no Cairo em maio de 2015 pela primeira vez depois de mais de 600 dias de prisão. Um número recorde de jornalistas está preso no Egito em 2015. (AP / Lobna Tarek)
Publicado em 15 de dezembro de 2015

Um número recorde de jornalistas está atrás das grades na China, e o número de jornalistas presos na Turquia e no Egito também aumentou drasticamente em 2015, apurou o Comitê para a Proteção dos Jornalistas (CPJ). No geral, o número de jornalistas presos em todo o mundo declinou modestamente dos níveis recordes dos últimos três anos.
O CPJ identificou 199 jornalistas na prisão por causa de seu trabalho em 2015, em comparação a 221 no ano anterior. Irã, Vietnã e Etiópia estão entre os países que detiveram menos jornalistas, mas em todos os três países um clima de medo para a mídia persiste, com muitos deles continuando a enfrentar acusações legais ou restrições severas, incluindo exilio forçado.
Talvez em nenhum outro lugar o clima tenha se deteriorado para a imprensa mais rapidamente do que no Egito, agora o segundo pior carcereiro de jornalistas em todo o mundo. O Presidente Abdel Fattah el-Sisi continua a usar o pretexto da segurança nacional para reprimir a dissidência. Cairo está mantendo 23 jornalistas na prisão, em comparação com 12 a um ano atrás. Tão recentemente quanto 2012, jornalistas não estavam na prisão por seu trabalho no Egito. Aqueles atrás das grades incluem Ismail Alexandrani, um freelance que tinha seu foco sobre a conturbada Península do Sinai e que recentemente foi detido ao chegar no Egito a partir da Alemanha. (Leia relatos detalhados de cada prisioneiro aqui).
As condições para a mídia também tomaram um rumo pior na Turquia, que dobrou o número de jornalistas na prisão durante o ano para 14. O país libertou dezenas de jornalistas em 2014, após ter sido o pior carcereiro do mundo por dois anos consecutivos, mas em 2015 - entre duas eleições gerais, mais o emaranhamento na guerra civil síria, e no final de um frágil cessar-fogo com combatentes do proibido Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) - novas detenções o tornaram o quinto pior carcereiro globalmente. Mais recentemente, Can Dundar e Erdem Gul, membros seniores da equipe do diário independente Cumhuriyet, foram presos sob a suposta acusação de espionagem e de ajudar um grupo terrorista após a publicação de reportagens alegando que a Organização Nacional de Inteligência da Turquia (MIT) transferiu armas para a Síria sob o disfarce de auxílio humanitário.
Cópias do magazine chinês Caijing em uma banca de jornais em Pequim. Wang Xiaolu, repórter do jornal, foi preso em agosto de 2015 por reportagens "irresponsáveis" sobre o mercado de ações. (AFP / Wang Zhao)
Um quarto desses presos globalmente está na China, pior criminoso do mundo pelo segundo ano consecutivo; há 49 jornalistas na prisão, um recorde para esse país. Como o presidente Xi Jinping continua sua repressão contra a corrupção e ocrescimento econômico do país desacelera e os seus mercados se tornaram mais voláteis, reportagens sobre as questões financeiras adquiriram uma nova sensibilidade. Wang Xiaolu, repórter do magazine de negócios com sede em Pequim Caijing, foi preso em 25 de agosto, sob a suspeita de "conluio com os outros e fabricação e divulgação de informações falsas informações sobre segurança e futuras negociações" depois que reportou que um regulador estava examinando maneiras para empresas de valores mobiliários retirarem fundos do mercado de ações. Mais tarde, ele apareceu na TV estatal dizendo que se arrependia de escrever a história e pedindo clemência, mesmo que não esteja claro se ele foi formalmente acusado de um crime. Como o CPJ tem documentado,confissões televisionadas são uma tática implantada pelas autoridades chinesas repetidamente para lidar com jornalistas que cobrem histórias sensíveis.
Até onde a China está disposta a ir para silenciar os críticos é demonstrado por pelo menos três pessoas presas que não estão na lista do CPJ: Os irmãos de Shohret Hoshur. O jornalista uigur com sede em Washington da emissora financiada pelos EUA Radio Free Ásia (RFA) relata criticamente o tratamento de sua minoria étnica na China. De acordo com Hoshur e RFA, a China, incapaz de prendê-lo, jogou três de seus irmãos que ainda vivem na Região Autônoma Uigur de Xinjiang - Tudung, Shawkat, e Rexim- na prisão por acusações contra o Estado em retaliação ao trabalho de Hoshur.
Acusações anti-estatais permanecem a ferramenta favorita para encarcerar jornalistas no Irã, onde o número de jornalistas na prisão em 2015, caiu para 19 de 30 de um ano antes, mas onde a política revolvendo-portas permitiu que alguns prisioneiros saíssem em licença enquanto outros continuam presos. Em 2 de novembro autoridades detiveram pelo menos quatro jornalistas, incluindo o proeminente colunista Issa Saharkhiz, por acusações contra o Estado. Jason Rezaian, do The Washington Post, tem sido mantido por mais tempo do que qualquer correspondente dos EUA por qualquer governo estrangeiro desde que o CPJ começou a acompanhar prisões em 1990, e é acusado de espionagem, entre outras acusações. A mídia estatal relatou que ele foi condenado e sentenciado, mas não esclareceu sob quais acusações nem outros detalhes.
Ali Rezaian senta-se ao lado de uma foto mostrando seu irmão, o repórter do Washington Post Jason Rezaian, e sua mãe, durante uma audição do Comitê de Relações Exteriores para famílias com parentes presos no Irã. (AP / Jacquelyn Martin)
O número de presos também encolheu no Vietnã, mas em alguns casos a libertação da prisão tem um custo elevado. Ta Phong Tan foi libertado depois de cumprir três anos de um total de 10 anos e foi levado imediatamente para os EUA. Em outubro de 2014, o colega de Tan, Nguyen Van Hai, com quem co-fundou o Clube Grátis de Jornalismo em 2007 e que também foi preso por sua obra, também foi forçado ao exílio. O país continua entre os mais censurados do mundo.
Outro dos 10 países com mais censura é a Etiópia, que libertou seis blogueiros do coletivo Zona 9 em 2015, mas eles relatam que enfrentam restrições de viagem. Enquanto isso, prisioneiros da Etiópia ainda incluem o proeminente colunista on-line Eskinder Nega, que está cumprindo 18 anos por acusações de terrorismo, e Temesghen Desalegn, um jornalista opinativo a quem tem sido negado cuidados de saúde na prisão, segundo pessoas que já o visitaram.
Enquanto acusações contra o Estado são as mais comumente usadas contra jornalistas para coloca-los na cadeia, aplicadas em 55 por cento dos casos, o CPJ apurou que a maior proporção de acusações em cinco anos, 25 por cento, são de retaliação-arbitrárias, acusações forjadas: como drogas ou posse de armas, peculato, ou assalto. Dois desses casos são Khadija Ismayilova, condenado há sete anos e meio no Azerbaijão por negócio ilegal, fraude fiscal, abuso de poder e desvio de fundos, em retaliação por suas investigações de suposta corrupção, e Azimojon Askarov, condenado à prisão perpétua pelo Quirguizistão pelo assassinato de um policial em retaliação por sua exposição de irregularidades cometidas por policiais e promotores.
Outras tendências e detalhes que apareceram na pesquisa do CPJ incluem:
  • Enquanto 28 países do mundo tinham jornalistas na cadeia, 10 deles tinham um único jornalista detido. A pesquisa 2015 reforça a apuração do CPJ de que apenas um punhado de países se envolve em prisão sistemática de jornalistas.
  • Pela segunda vez desde que o CPJ começou a compilar inquéritos de prisão anual em 1990, nem um único jornalista nas Américas foi preso por razões relacionadas com o trabalho no 1º de dezembro, quando CPJ realizou su censo. Isso ocorreu em 2011. Os fatores incluem uma mudança na política de Cuba de prender regularmente jornalistas, à eficácia do sistema interamericano de direitos humanos, e campanhas contra a difamação feitas pelo CPJ e outros grupos, embora muitos desafios, persistam para os jornalistas no hemisfério
  • Com 17 atrás das grades, a Eritréia permanece o pior carcereiro de jornalistas na África subsaariana e o pior agressor do mundo do devido processo legal. Nenhum detento da Eritreia no censo do CPJ já foi publicamente acusado de um crime ou levado a um tribunal para julgamento. Seis jornalistas que trabalhavam para a estação controlada pelo governo Rádio Bana foramliberados no início de 2015. O motivo para isso não está claro.
  • A porcentagem de jornalistas prisioneiros que são freelance foi de 28 por cento. A percentagem vem diminuindo desde 2011
  • Globalmente, 109 dos prisioneiros trabalhavam online e 83 em meios impressos.
  • O número de prisioneiros aumentou em Bangladesh, Gâmbia, Índia e Arábia Saudita, além de na China, Egito e Turquia.
  • Os países que apareceram no censo de 2015, depois de não registrarem prisões de jornalistas na pesquisa de 2014 foram Turcomenistão e os Emirados Árabes Unidos.
  • O CPJ está ciente de pelo menos dois casos de jornalistas presos que as famílias pediram para não divulgar, na esperança de que a negociação sigilosa vai  obter  sua liberdade.
O censo de prisões conta apenas jornalistas em custódia do governo e não inclui aqueles que desapareceram ou são mantidos em cativeiro por grupos não-estatais. (Estes casos, como o do freelance norte-americano Austin Tice, são classificados como "desaparecidos" ou "sequestrados".) Por exemplo, o CPJ estima que pelo menos 40 jornalistas estão desaparecidos no Oriente Médio e Norte da África, muitos dos quais se acredita que estejam com grupos militantes, incluindo o Estado Islâmico.
Reeyot Alemu e Mohamed Fahmy se abraçam no Prêmio Internacional à Liberdade de Imprensa em Nova York, em novembro de 2015. Reeyot cumpriu quatro anos de uma sentença de 14 anos na Etiópia e Fahmy, da Al-Jazeera, foi libertado da prisão no Egito, em setembro de 2015. (Michael Nagle / Getty Images para o Comitê para a Proteção dos Jornalistas)
O CPJ define jornalistas como pessoas que cobrem notícias ou comentam sobre assuntos públicos nos meios de comunicação, incluindo impresso, fotografias, rádio, televisão e online. Em seu censo anual de prisões, o CPJ inclui apenas os jornalistas que confirmou terem sido presos em relação ao seu trabalho.
O CPJ considera que os jornalistas não devem ser presos por fazer o seu trabalho. A organização enviou cartas expressando suas graves preocupações a cada país que tem um jornalista preso. No ano passado, a defesa do CPJ levou à libertação antecipada de pelo menos 31 jornalistas aprisionados em todo o mundo.
A lista do CPJ é um retrato dos presos às 12h01 do dia 1º de dezembro de 2015. Não inclui os muitos jornalistas presos e libertados durante o ano; relatos destes casos podem ser encontrados em www.cpj.org. Os jornalistas permanecem na lista do CPJ até que a organização determine com razoável certeza, que foram libertados ou morreram sob custódia.
Elana Beiser é diretora-editorial do Comitê para a Proteção dos Jornalistas
RELATÓRIOS: China, Egito aprisionam um número recorde de jornalistas

NB: Porque será que os jornalistas incomodam tanto? São assim tão perigosos? Onde a liberdade de expressão é acorrentada não pode haver democracia, menos ainda respeito pelos direitos humanos.
Os ditadores também morrem, sendo para muitos o seu fim dramático. Viva a liberdade de imprensa, em Portugal também, onde a democracia é anunciada com uma capa de plena de direitos sonegados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário