terça-feira, 15 de dezembro de 2015

TRANSPLANTE DE MEDULA ÓSSEA

Onde posso doar sangue em Aveiro até final do ano de 2015?

A transplantação de medula óssea é uma das formas de tratamento da doença, representando, frequentemente, uma oportunidade de cura para os doentes com leucemia, bem como de outras doenças graves, que podem ser mortais. É o caso da aplasia medular (diminuição importante ou ausência na medula óssea das três linhas celulares que dão origem aos eritrócitos, leucócitos e plaquetas do sangue periférico) ou de algumas imunodeficiências primárias que se manifestam pouco tempo após o nascimento.

Para estas situações, muitas vezes a única esperança de vida é a transplantação de medula óssea com um dador idêntico, ou seja, em casos de compatibilidade tecidular entre dador e receptor. É fundamental transplantar o doente com uma medula óssea tão idêntica quanto possível no que respeita aos marcadores ou antigénios HLA (antigénios de leucócitos humanos).

No fundo, quando se fala em transplante de medula óssea, o que de facto se faz é uma reinfusão ou transfusão no doente de células progenitoras retiradas da medula do dador. Estas células saudáveis vão substituir as células doentes e são responsáveis pela formação de novas células saudáveis. Contudo, para que o transplante tenha sucesso, as células saudáveis devem ser o mais possível compatíveis com as células do doente.

A procura de um dador compatível começa pelos irmãos do doente, no entanto as famílias grandes são cada vez mais raras e, além disso, apenas um doente em cada quatro encontra um dador idêntico entre os irmãos, que tenha herdado as mesmas características tecidulares paternas e maternas. Por essa razão é que, muitas vezes, a solução é encontrada em dadores voluntários compatíveis com o doente.

Para além do transplante de medula óssea, também é comum utilizar-se o tratamento hormonal, também apelidado de terapia endócrina. Uma vez que certos tumores crescem sob a influência hormonal, esta tipologia de tratamento tem a função de bloquear a actividade hormonal normal de um paciente ou de reduzir os seus níveis hormonais, não deixando fornecer a substância que promove o crescimento do tumor.

Esta terapia pode ser usada em estados precoces ou avançados de alguns tipos de cancro. No caso de terapias adjuvantes, as drogas podem ser tomadas durante vários anos e administradas oralmente ou por injecções mensais.

Ser dador de medula óssea 



O transplante de medula óssea é a única esperança de sobrevivência para muitos portadores de leucemia e de outras doenças do sangue. E, enquanto que para o dador o actor de doar é apenas um incómodo passageiro, para o doente pode representar a diferença entre a vida e a morte.

Neste âmbito, o CEDACE (Registo Português de Dadores de Medula Óssea) desempenha a importante função de procurar dadores voluntários de células de medula óssea, compatíveis com o doente. Para poderem constar do registo do CEDACE, os potenciais dadores devem ter entre 18 e 45 anos.

Dado que as pessoas são geneticamente muito diferentes, é uma tarefa muito difícil encontrar um dador compatível. Por isso, o CEDACE está integrado numa base de dados internacional contendo dadores de outros registos, permitindo assim o acesso a medulas de dadores provenientes de Portugal ou de outros países.

Assim, um dador português pode efectuar uma doação para um doente português ou estrangeiro, que necessite de uma transplantação de medula óssea. Só o esforço de cooperação internacional permite uma maior eficácia na obtenção de uma medula compatível e assim salvar a vida de muitos doentes.

Para participar neste programa, cada pessoa deve preencher um pequeno inquérito ( disponível nos locais de colheitas de sangue), que se destina não só a proteger o dador, mas também o doente de eventuais doenças transmissíveis. Uma vez avaliado por um médico, e se não forem encontradas contra indicações, o CEDACE fará análises para determinar as características tecidulares dos leucócitos (chamada tipagem HLA). São estas características que vão permitir avaliar a compatibilidade entre os tecidos humanos e por isso a compatibilidade entre o potencial dador e o doente, antes deste poder vir a receber a medula óssea.

A determinação do HLA requer a colheita de um pouco de sangue (a quantidade de 6ml) da veia do braço, a partir do qual serão também estudados alguns marcadores virais para avaliar se é portador de doenças transmissíveis. No computador ficam registados os dados pessoais, a tipagem HLA e a informação de que determinada pessoa é um possível dador de medula óssea. No caso de aparecer um doente que tenha compatibilidade tecidular, será necessário fazer mais uma pequena colheita de sangue para novos testes de compatibilidade, mais rigorosos. Se estes indicarem que há uma perfeita semelhança entre o potencial dador e o doente, então será feito um exame médico e só depois será feita a colheita de medula óssea.


A colheita de medula óssea poderá ser feita de duas formas diferentes. Por citaférese é feita uma colheita das células necessárias a partir do sangue que corre nas veias periféricas no braço, num processo rápido e simples, sendo depois devolvido ao dador as restantes células e plasma. Na outra forma a colheita de medula óssea é feita no bloco operatório, sob anestesia, por punção dos ossos da bacia. Neste caso há que recorrer a um pequeno internamento de cerca de 24 horas. Não tem riscos para além da pequena anestesia a que é sujeito e poderá eventualmente sentir alguns incómodos no local da picada durante um ou dois dias.

NB: No Posto Fixo da ADASCA já é possível efectuar-se a dádiva de sangue em simultâneo com a inscrição para eventuais potenciais de Dadores de Medula Óssea. Os interessados não devem comparecer em jejum. Se for após o almoço convém deixar passar 2:30 horas período de tempo considerado suficiente para a digestão.

Devem fazer acompanhar do Cartão de Cidadão.

Local: Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso
Rua de Ovar – Bairro de Santiago.

Informações: 234 338 018 (Sede) ou 964 470 432
Coordenadas GPS:
N 40.62659
W -8.65133      
Nota: o mapa de Brigadas para todo o ano pode ser solicitado através deste e-mail: geral@adasca.pt.
 Localização do Mercado Municipal de Santiago em Aveiro

Saiba mais em: Médicos de Portugal – www.medicosdeportugal.pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário