domingo, 27 de março de 2016

Comemorar o Dia Nacional do Dador de Sangue com o sentimento de decepção


Ao consultar a imprensa de expressão nacional nas bancas hoje (Dia de Páscoa) apenas pelo que me foi dado ver (admito que algo me tenha escapado) apenas o JN edição do Norte dedica uma página inteira (Páª. 8) ao Dia Nacional do Dador de Sangue, ainda que oficialmente não seja comemorado.
No comunicado que ontem enviei à imprensa nacional e que pode ser lido na íntegra através do link que se segue, disse que me sentia decepcionado com o ministério da saúde, em abono da verdade sinto-me ainda mais decepcionado com as declarações contidas na dita peça jornalística, apesar de estar bem construída.
A lógica dita-nos outra face da situação real do mundo da dádiva de sangue. Se não é assim tão necessário as pessoas doarem sangue, porque lhes ligam para os telemóveis a sensibilizá-las para efectuar a sua dádiva, que o seu grupo sanguíneo é necessário, é universal?
Da parte do responsável do IPST algo tinha que ser fornecido ao jornal (mal seria), porque o que conta é fazer publicidade gratuita, passar uma mensagem de despreocupação sobre um assunto que já não preocupa assim tanto. Fico mais tranquilo, é sinal que da parte da associação a que presido (ADASCA) vamos descansar um pouco.
Continuo a dizer aos dadores que sempre disse: estejam atentos, abram os olhos, leiam nas entrelinhas das mensagens o que não dito, porque a psicologia da contra informação tem vindo a produzir efeitos negativos.
Por fim, deixem-se dizer o seguinte: as isenções nos ditos centros de saúde não funcionam como determina a Lei, cada centro aplica os critérios que entende na contagem de tempo para a isenção. O que vai fazer o ministério da saúde nesta área? O anterior nada fez. Fica aqui o benefício da dúvida. 
Quanto às declarações da Fepodabes, valem o que valem, que mais não seja para justificar a sua existência, e receber os apoios financeiros do IPST. As federações não são, nunca serão a solução dos problemas que preocupam as associações de dadores, menos ainda quem paga para ser solidário. Sou da opinião que deviam ser ambas extintas, para dar lugar a uma só estrutura séria, transparente, isenta de interesses mesquinhos e subterrâneos. 

J. Carlos


Comunicado à Imprensa Nacional: Dia 27 de Março (Domingo de Páscoa) devia comemorar-se o Dia Nacional do Dador de Sangue com a Reposição da Isenção das Taxas Moderadoras nos Hospitais Públicos

Nenhum comentário:

Postar um comentário