domingo, 3 de abril de 2016

Hora de Fecho: Eça de Queirós ainda explica Portugal?

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
LIVROS 
Com as novas edições pela Guerra & Paz e um prémio SPA para "Os Maias" em versão televisiva, tentamos saber se o autor ainda explica o país ou se precisamos de quem faça um retrato sem piedade.
CONGRESSO DO PSD 
PSD e CDS já fizeram os seus congressos depois de perderem o poder. E agora? José Manuel Fernandes, Paulo Ferreira, André Azevedo Alves, Alexandre Homem Cristo, Miguel Pinheiro e Vítor Matos respondem
CONGRESSO DO PSD 
O líder do PSD saiu do Governo, é oposição e não tem pressa. Não fez reformas porque estava em emergência, diz, mas agora dispara com uma agenda nesse sentido. Aqui estão os principais pontos.
CONGRESSO DO PSD 
Passos encerra o congresso onde já defendeu o passado e onde desafiou o Governo para uma reforma da Segurança Social. Também defende mudanças no PSD porque "quem não muda, morre". Siga em direto.
FOTOGALERIA 
Não houve grande oposição, mas houve. Não houve grandes lamentos por não estar no Governo, mas houve. Passos sai de Espinho sem oposição interna alinhada, mas ela existe e está à espreita.
CONGRESSO DO PSD 
Passos Coelho refere o Presidente como "Rebelo de Sousa". Há quem não goste de oposição "histriónica". Outros preferem modelos mais calmos, "keep cool". Estas são as palavras do congresso.
CONGRESSO DO PSD 
Um líder humilde, um Presidente sem nome próprio, discursos com "alegria", o fim dos doutores e engenheiros e uma ex-ministra que dança. A vida são 3 dias e o congresso do PSD também. Ufa: já acabou.
CONGRESSO DO PSD 
Rodrigo Gonçalves, que viu confirmada em Março a sentença de condenação por agressão a outro autarca do partido, entrou em sexto lugar na lista de Pedro Passos Coelho ao Conselho Nacional.
CONGRESSO DO PSD 
Uns falam em "loucura". Outros em "teimosia". Pedro Passos Coelho gosta de fazer demonstrações destas. Um deputado acha que o líder está a desafiar o partido mas também o país. A abertura foi nula.
EDUCAÇÃO 
O Governo anunciou manuais escolares gratuitos. Mas nem os manuais vão ser gratuitos nem se deve gastar tanto dinheiro com eles. A gratuitidade é o que se pode chamar uma falsa boa ideia. E cara.
CASO JOSÉ SÓCRATES 
A investigação do processo Marquês pediu ajuda às autoridades brasileiras por suspeitas de luvas no negócio da fusão da PT com a Oi. Correio da Manhã diz que Sócrates e Lula estão entre os visados.
Opinião

Helena Matos
O presidente da CML manda os senhorios pagar as lojas históricas. Para protegê-las, diz. Na Alemanha criam-se carruagens só para mulheres. Para protegê-las, dizem. Não nos protejam mais, por favor.

Lucy Pepper
Com o boom turístico, Lisboa está a tornar-se uma paródia dela própria, uma caricatura de sardinhas, corvos, azulejos e pastéis de nata. Um dia, toda a cidade será uma extensão da Rua Augusta.

Gabriel Mithá Ribeiro
A consciência impõe que exijamos a libertação dos ativistas angolanos, mas essa consciência não permite que toleremos a esses ativistas revolucionários (ou outros) novas aventuras e perigosas utopias.

P. Miguel Almeida, sj
A ressurreição diz-nos que mesmo as perdas, as dores, os vazios e a própria morte não têm a última palavra. A última palavra é sempre de vida. Portanto, nenhuma tristeza nos pode roubar a alegria.

José Pinto
De acordo com o Índice Mo Ibrahim de Boa-Governação, Angola ocupa o 43.º lugar entre os 54 países africanos. Ou seja, não está a ser bem governada pela reduzida elite que se tem perpetuado no poder
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário