domingo, 3 de abril de 2016

Sondagem no Reino Unido coloca o “sim” à saída da UE à frente

Foto:jornalacores9.net
Os jovens eleitores podem ser o fator decisivo no referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia (UE), segundo uma sondagem publicada hoje, segundo a qual os apoiantes do Brexit prevalecem.

De acordo com a sondagem realizada online pela Opinium para The Observer, 43 por cento dos inquiridos são a favor de o país deixar o bloco dos 28, enquanto 39% preferem ficar na UE. Entre 1.966 adultos interrogados,18% afirmou-se indeciso e um por cento não quis pronunciar-se.

As sondagens de opinião realizadas na perspetiva do referendo de 23 de Junho têm grandes flutuações. As realizadas por telefone tendem a dar continuidade à presença do país na União Europeia, enquanto as efetuadas online colocam geralmente o Brexit à frente.

Segundo o jornal, a participação dos jovens eleitores será uma das chaves do resultado de 23 de Junho. "Os estrategas do Governo e das sondagens admitem em privado que o problema central para a campanha a favor da manutenção na UE é que o seu maior apoio se encontra entre os jovens, o grupo mais suscetível de não ir votar", escreve o jornal.

De acordo com esta sondagem, 53% dos inquiridos entre os 18 e os 34 anos apoiam a manutenção do Reino Unido na UE, contra 29% a favor do Brexit. No grupo dos 35-54 anos, 38% vota pela manutenção e 42% prefere partir. Entre os cidadãos com mais de 55 anos, 30% apoia a manutenção na UE, enquanto 54% prefere sair.


Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário