segunda-feira, 7 de novembro de 2016

360º -- Web Summit e eleições nos EUA: tudo o que tem de saber sobre os dois temas da semana. As polémicas do futebol de ontem. E a CGD, claro...

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
...  não há notícias de que os administradores da CGD tenham entregue as suas declarações de rendimentos e património no Tribunal Constitucional ou se tenham demitido. O caso está como o do fugitivo Pedro Dias: muitos avistamentos, nada de concreto. Depois da sentença fatal de Marcelo Rebelo de Sousa, aplaudida em uníssono por todos os partidos (PCPBlocoPSDCDS e até PS), Marques Mendes falou ontem num xeque mate presidencial a António Domingues e C&A e de uma desautorização do Presidente a Mário Centeno. Desta manhã veio a estocada final, da parte do Governo (versão II): em entrevista ao DN, o secretário de Estado Pedro Nuno Santos deixou claro que os gestores têm de apresentar rendimentos. Será que os homens da Caixa vão continuar à espera do Constitucionalpara tomar uma decisão ou manter a condição que, segundo o Negóciosimpuseram logo em Março?

Hoje arranca o Eurogrupo e amanhã Mário Centeno vai falar em Bruxelas para tentar evitar sanções para Portugal.

Um estudo da Universidade Católica concluiu que o Estado poupou 200 milhões de euros com as PPP dos hospitais. Com gestão pública, os custos teriam sido 20 a 22% superiores

A declaração amigável de acidentes vai poder ser feita por telemóvel. Uma novidade tecnológica da associação Portuguesa de Seguradores.


Outra informação relevante

Não há como fugir aos dois temas que vão marcar a semana (nem ao que marcou o dia de ontem). 

O melhor é começar pela Web Summit, que arranca esta tarde no Parque das Nações. Para entender o que é, o que lá se debate, como funciona e que importância tem para quem o organiza o maior evento tecnológico empresarial da Europa (que traz a Lisboa mais de 55 mil pessoas, muito deles empreendedores, enchendo hotéis, restaurantes e transportes)... 

(claro que a partir desta noite vamos seguir em direto tudo o que se passar por estes dias na Web Summit)

Passemos então ao outro tema da semana: apesar do FBI ter decido ontem não indiciar Hillary no caso dos emails e de Trump ter sofrido um susto no sábado, as sondagens continuam muito divididas, dando uma magra vantagem à republicana. Eis pois como vão as eleições americanas a um dia da votação, vistas de cá e de lá:

(E claro que de amanhã até quarta-feira, madrugada dentro, vamos seguir em direto os resultados das eleições americanas)

Chegamos então ao assunto de domingo: a bola e as suas polémicas. No clássico do Dragão, o FC Porto levou com balde de água fria ao ver o Benfica empatar já em tempo de descontos. Fruto de um absurdo, como escreveu o Rui Miguel Tovar na crónica do jogo. (Tovar que antes tinha recordado 82 anos de FC Portos-Benficas, lembrado os três treinadores partilhados, aplaudido os cinco casos de convivência saudável e feito este quiz, artigos que acho que ainda vale a pena recuperar: basta atualizar com o jogo de ontem). 

Vendo os rivais dividirem pontos, o Sporting bateu facilmente (3-0à noite o Aroucacomandado pelo capitão Adrien, e reaproximou-se outra vez dos primeiros. Animou-se um pouco a frente do campeonato que vai assim: Benfica, 26, FC Porto e Sporting, 21 pontos. Mas no final do jogo houve polémica (e das grandes e feias, que vai durar dias), por causa de agressões de presidentes.

Ainda no futebolno fim da jornada foi tempo de fazer as contas que dizem que só dois líderes continuam invictos na Europa, Benfica e Real. Por falar em Real, Ronaldo renovou até 2021 e viu Zidane desvalorizar o seu jejum de golos.

Um 'acidente' fez um turista derrubar uma estátua do séc. XVII de São Miguel Arcanjo no Museu de Arte Antiga. Antes que a polémica ganhasse asas, o Ministério da Cultura garantiu que não havia da falta de vigilância porque estava um segurança na sala

Um último apontamento para chamar a atenção para a crónica de Vasco Pulido Valente, que esta semana escreveu, entre outras coisas, sobre a importância dos portugueses para a Europa, e para o artigo de opinião da Helena Matos, que se mete com Fernando Medina em "Ó simpático, vai um tirinho?".


Os nossos Especiais

Ninguém quer jogar com Canelas, certo. Mas porquê?Depois das acusações de violência que levaram ao boicote de 12 adversários na divisão de Elite, a Sara Otto Coelho fez uma visita ao clube do líder dos Super Dragões, Fernando Madureira. Descobriu pais assustados, jogadores atraídos para os rivais, e a D. Maria Eduarda, a dona do café do estádio, que sem clientela já vive a calmantes.

Djavan deu por estes dias vários concertos em Portugale o Tiago Palma aproveitou para lhe fazer uma entrevista de vida. O cantor brasileiro fala da dura infância e da falta de tempo para os filhos, culpa da música.

É um tema recorrente, transformado em tabu: pílula e depressão estão mesmo numa relação? A Vera Novais partiu de um grande estudo dinamarquês que concluiu que sim e ouviu especialistas que mantiveram as dúvidas.

Em Medellín, na Colômbia, há uma casa famosa: aquela onde morreu o maior e mais mediático narcotraficante, Pablo Escobar. O Miguel Henriques visitou o local transformado em negócio e descobriu que na terra não gostam da fama que a série Narcos deu ao patrón.
 

Notícias surpreendentes

Quem são os financiadores dos negócios de milhões em Portugal? Um livro de Anabela Campos e Isabel Vicente dá-lhes nomes: José Luís Arnaut é influente nos bastidores, Marques Mendes faz a ponte entre investidores, Proença de Carvalho sabe chegar a quem interessa e António Vitorino marca presença numa dúzia de empresas. O Observador faz a pré-publicação de um capítulo.

Agora que o frio chegou (parece que para ficar), há mais tempo para quebra-cabeças. Estes são crimes sem solução, imagens por decifrar, códigos inquebráveis16 mistérios que ninguém ainda conseguiu resolver reunidos pela Marta Leite Ferreira em fotogaleria.


Continuemos no tema frio. Que mais não seja para poder espreitar as sugestões da Ana Dias Ferreira de como vestir a casa para o outono.
 
E ainda o frio. Para ficar os fins de semana chuvosos e gelados no sofá há uma nova e grande série da HBO. Chama-se Young Pope, passa no TV Series aos domingos à noite (estreou ontem, vão ver, vão ver) e explica a obsessão do mundo com os chefes da igreja católica.

Sugestões de bons livros, filmes e séries, grandes histórias e reportagens, as notícias sempre atualizadas, os diretos dos temas do dia, de tudo isto se faz o Observador. Passe por cá e fique connosco

Um bom início de semana, seja produtivo e feliz
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa



Nenhum comentário:

Postar um comentário