Resultado de imagem para Comunicado do PS de Mira
"Há 3 anos o PS perdeu as eleições autárquicas por 77 votos, numa campanha de promessas e intoxicação pública do PSD. Muitas mentiras foram repetidas (e continuam), mas a verdade é que o nosso Concelho atingiu níveis de afirmação e progresso inigualáveis nos governos e gestões do PS. A Câmara herdou uma autarquia financeiramente estável, reconhecida até pelo atual executivo camarário, com projetos feitos, obras em andamento e candidaturas aprovadas.
Passados 3 anos de mandato, é oportuno formular algumas questões. O que foi feito de fundamental? A vida dos Mirenses está melhor? Afinal com a mudança de executivo municipal o que é que o Concelho ganhou? Aconteceram algumas intervenções, infelizmente na maioria dos casos, pela negativa. Abandonaram processos estruturantes, limitando a sua intervenção às obras, cujos projetos e financiamentosocorreram nas gestões socialistas. Este executivo foi fértil em festas, propaganda, testes e mais testes, desculpas e muitas fotografias. Tudo à custa do erário público.
Damos alguns exemplos:
  • - Nomeia-se o gabinete da Presidência mais caro de sempre, com verbas chorudas. Avenças e mais avenças, com estudos e mais estudos, alimentando uma clientela política sem precedentes. Os empregos são para os amigos e familiares. Será o cumprimento do slogan do PSD, “Empregos de Qualidade para Todos”? A Incubadora custa aos Mirenses mais de 30 mil euros por mês (400 mil euros por ano), para disfarçar os verdadeiros intentos de despesismo, promiscuidade e interessesNão há visão estratégica de política empresarial. Não fossem os bons empresários que temos!...
  • - A descaracterização da Avenida 25 de Abril em Mira foi uma enorme trapalhada, com prejuízo para o tráfego e comércio local. “Estoiraram-se”, sem rigor, muitas centenas de milhares de euros. Seria prioritária tal intervenção?
  • - É notório o mau planeamento da época balnear, com prejuízo para o Turismo. A Pista pedonal, importante infraestrutura turístico/ambiental criada pelos executivos PS, está um caos! Será que alguém vislumbra o tal “Turismo o ano inteiro para a Praia de Mira”? (um dos slogans do PSD).
  • As Juntas de Freguesia, na maioria das vezes, contam apenas com elas próprias. A Câmara tenta condicionar o trabalho da Praia por motivos políticos. Não há verbas para ações essenciais, mas gastam-se milhares em assuntos nada prioritários. No geral, as Juntas e as Associações vivem de promessas e mais promessas.
  • - O orçamento participativo tem erros e falhas graves desde o início. Não têm respeito pelos projetos. Quando pagam essas verbas? É só para fazer de conta?
  • A política cultural da Câmara é um desastre. Não fossem as associações e os cidadãos e tudo seria bem pior. Até as nossas estruturas culturais estão desprezadas - Biblioteca, Museus e outras.
  • - O campo de tiro foi inaugurado pela Câmara. Teve visita dum “célebre” ministro, numa manobra de diversão do Governo PSD/CDS. Na verdade, essas visitas nada trouxeram à nossa terra. Qual foi a obra ou o investimento desse Governo no Concelho? Como todos sabem, o campo de tiro foi projetado e executado pela Câmara PS.
  • - É chocante o desrespeito pela nossa Floresta, Sistema Hídrico, Pesca, Agricultura, Comércio e Mundo Empresarial.
  • - As estradas apresentam buracos e mais buracos, com fitas da proteção civil durante meses.
  • - A intervenção no centro da Barra foi mal planeada, com prejuízo para os cidadãos e onde se gastaram verbas avultadas. Não seria melhor terem feito os passeios? E a ponte da Barra? Gastou-se dinheiro e ficámos com a ponte podre.
  • - Os armazéns e os trabalhadores camarários trabalham nas condições mais incríveis. Afirmaram que iriam contratar técnicos e engenheiros para rentabilizar estes serviços. O que é feito deles? Gastou-se o dinheiro. O que melhorou?
  • O tribunal em Mira foi criado pelo Governo de António Guterres, sendo então Ministro da Justiça, António Costa, atual Primeiro-ministro. O Governo PSD liquidou esta importante infraestrutura para Mira, reduzindo-a a secção de proximidade, sem razão plausível para tal. O PSD local nunca soube defender o nosso Tribunal. Aconteceu o mesmo com os Correios e GNR da Praia de Mira.

Deixemos mais algumas questões:
Lembram-se do caso do IMI? E as festas de S. Tomé, entregues a um particular por muitos milhares de euros e inauguradas por Passos Coelho, em nome da partidarite mais primária?...Atualmente quanto custam? Três vezes mais?
E como são feitas as adjudicações de algumas empreitadas? Cumprirão a lei, a transparência e o rigor? (um outro slogan do PSD - “Rigor na Gestão Pública”).
E os 40 milhões já gastos por este executivo durante o mandato? Quantos cêntimos foram investidos na Lentisqueira? Onde está o apoio à Juventude e à Terceira Idade? O que foi feito pela construção do Centro de Dia?
Quantos cêntimos foram investidos nos Leitões, Arneiro, Ramalheiro, Cavadas e Colmeal? E no Corticeiro e Carapelhos? E no Seixo e Cabeças Verdes? E no Casal, Carromeu, Ermida e Corujeira? Serão cidadãos de 3ª classe? Que dizer dos espaços das nossas terras ao abandono?
Quanto foi investido no Cabeço e em Portomar? (até o jardim deixaram definhar!).
Quais as intervenções na Valeirinha? E mesmo na Presa? (não fosse a associação local e a população!...).
O que foi feito pela Videira Sul? E mesmo pela Praia? Não podemos esquecer que o pouco que foi feito era do Programa Polis, projetos e financiamentos do Governo e gestão do PS. Na verdade a Praia perdeu milhões de euros, com a ação do Governo PSD/CDS, por motivos meramente eleitorais.
No geral, a Praia é desrespeitada pela Câmara. São frequentes as propagandas. No entanto, os assuntos não são resolvidos, tais como: Barrinha, Erosão Costeira, Viveiros, Pesca, Educação, Saúde, Cultura, Desporto, Emprego, Terceira Idade e muitos outros.
Mais grave ainda é a derrapagem e pagamento de 280 mil euros a mais, no prolongamento da marginal da Praia de Mira. Quem beneficiou com tudo isto?...A areia que foi levada por camiões nesta obra, para onde foi? E a areia da frente marítima? Para onde foi? Quem lucrou com isto?
E que dizer da multa de 90 mil euros das pistas Ciclo pedonais? E os acordos de pagamentos em processos judiciais sem se fazer julgamentos?...
Tudo isto nas costas e à custa da vida dos nossos cidadãos!
E já agora, o que dizer do Mercado de Mira, destruído por uma Câmara PSD? É para ficar assim na maior vergonha e irresponsabilidade? E o Desporto na Praia e em Mira? Quando é que a Câmara honra alguns compromissos?
De facto, assistimos a muita propaganda. Gastos e mais gastos. É o “faz que faz”, porque para o próximo mandato é que vai ser. Até podem enganar alguns menos atentos, mas não irão esconder do povo, as suas incompetências políticas. Muitas das decisões são tomadas por comissários políticos, na maior promiscuidade que gravitam à volta do poder.
É evidente o recuo civilizacional do Município e o desprezo pelas condições de vida dos Mirenses.
Aparecem agora notícias e mais notícias a afirmar que vão fazer a obra A ou B. Mas só foram eleitos para 4 anos e não fizeram essas obras que falam. Isto não é mentir de forma descarada? Das várias promessas qual foi a obra que foi feita? Utilizaram algumas do PS, isso é verdade! De resto, é só dizer que ainda vão fazer…
O PS não fez tudo bem, mas orgulha-se do que fez por Mira. Os seus eleitos nas Assembleias de Freguesia, na Câmara e na Assembleia Municipal têm defendido as suas ideias, debaixo das condições mais difíceis, sendo-lhes sonegada matéria da maior responsabilidade.
Passados 3 anos, as estruturas locais do Partido Socialista e da Juventude Socialista, vêm denunciar publicamente esta forma de gestão, sem estratégia, sem visão e apenas ao serviço dos votos, propaganda partidária e dos interesses pessoais.
Fazemo-lo, como sempre, em nome da cidadania e da participação cívica.
Em nome da Liberdade e dos superiores interesses da nossa Terra.

Comissão Política do PS Mira
Secção de Mira
Secção da Praia
Juventude Socialista de Mira"