domingo, 9 de abril de 2017

Eu, Psicóloga: 13 razões porque você deveria assistir "Os 13 porquês".




A Netflix lançou no último dia 31 de março mais uma série que veio para dominar os assuntos na internet. Mas desta vez não é sobre zumbis, mistérios fantásticos, histórias futuristas ou paranormais. É sobre um assunto que está aí do seu lado, aqui do meu e a gente mal percebe: o suicídio.


Na série, inspirada num livro e com produção executiva da cantora e atriz Selena Gomez, Hannah é uma adolescente dos EUA vítima de problemas mais comuns do que gostaríamos: bullying e cyberbullying, sexualização das mulheres, machismo, assédio, falta de diálogo com a família, depressão. Talvez nada disso te pareça sério o bastante para a personagem fazer o que fez, mas a própria explica com detalhes como juntar esses elementos a levou à decisão fatal.


Em 13 fitas cassete, ela conta sua história aos envolvidos e cada lado de cada fita é um episódio sobre um deles. No fim de semana passado, a série chegou ao Trending Topics do Twitter com a hashtag #NãoSejaUmPorque, com pessoas refletindo sobre como a história mexeu com o estômago de todo mundo. O assunto bullying veio à tona e junto trouxe um monte de desabafos. Mas também chacoalhadas.

A Hannah não tem um "perfil clichê" para o caso. Não é gordinha, negra, deficiente ou homossexual - pessoas acostumadas (mas não conformadas) a sofrerem preconceito e bullying diariamente. É bom para mostrar que qualquer pessoa pode passar por isso (claro que guardadas as devidas proporções). Se tudo isso já não foi suficiente, veja abaixo mais 13 motivos para você parar tudo e assistir à série 13 Reasons Why agora mesmo:

1. Você vai querer saber mais sobre isso quando vir a série.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) já alertou que o suicídio é um problema de saúde pública que deve ser visto como prioritário por gestores de todas as nações. Segundo estudo do órgão, a cada 40 segundos uma pessoa se mata no mundo - são 2.160 pessoas por dia. Acredite, ele mata mais que a aids e a violência! O Brasil, infelizmente, já foi considerado o oitavo país com o maior número de suicídios do planeta. E é pior entre os jovens: na última década, a taxa de brasileiros que tiram a própria vida cresceu mais de 40% entre pessoas de 15 e 29 anos. É ou não é importante prestar atenção nesse assunto?


2. Você provavelmente vai ficar se perguntando se não tem alguma Hannah ao seu lado.


Hannah era uma adolescente comum, bonita, saudável, tentando passar logo pela fase mais chata e perturbadora da vida. Mas ela sofria e ninguém levou a sério seus sinais de que algo não ia bem.


3. Pode trazer algum insight sobre as consequências do bullying na sua vida de hoje.


A história se passa numa escola de ensino médio americana (o famoso High School), com personagens bem óbvias, como a líder de torcida, o capitão do time de basquete, o garoto nerd esquisito. Tirando esses detalhes, não é tão diferente da nossa realidade aqui no Brasil. Então, inevitavelmente vai passar um filme da sua adolescência na cabeça, como quando você fez comentários maldosos sobre alguém ou foi vítima deles.


4. Se você é ou foi um (a) adolescente com problemas parecidos com os da Hannah...
Vai pensar na importância de colocar isso para fora, falar a respeito, procurar ajuda.


Muito do que ela passou poderia ser resolvido pela direção da escola, quem sabe, caso ela tivesse sido atendida antes. Psicólogos, terapeutas, psiquiatras e o CVV também estão aí para isso. Procure ajuda quando se sentir sozinho e sem esperança. Você pode sair dessa situação. Não tenha medo de pedir ajuda.


5. A série é também uma crítica ao formato da educação tradicional americana...


Perfeitamente adaptável à nossa. É bom vocês que pensam o futuro do País prestarem bastante atenção na fala da Hannah, com a qual eu concordo plenamente: "Sonhe grande, eles dizem, mire alto. Depois eles nos trancam por 12 anos e dizem onde sentar, quando fazer xixi e o que pensar. Então fazemos 18 anos e, mesmo que nunca tenhamos pensado sozinhos, temos que tomar a decisão mais importante das nossas vidas".


6.Se você trabalha com adolescente , aliás, vai ver o quanto não sabe de verdade sobre o que se passa na cabeça dos seus alunos.


Violência, agressividade e, principalmente, o bullying são sinais sérios demais para serem ignorados. Você nunca sabe como cada episódio pode ser encarado por alguém mais frágil e sensível; por isso, não subestime os relatos e as expressões de seus alunos.


7. Caso tenha um caso de suicídio (ou tentativa) próximo a você, vai talvez entender como os motivos daquela pessoa, por mais estranhos que possam ser, eram reais e pesados demais para ela.


Mas também vai ver que a culpa geralmente é compartilhada e muitos fatores podem ser somados na hora do sofrimento. Perdoá-la e perdoar-se será um passo muito importante.


8. Pais e mães vão pensar em como é para ontem o início de um diálogo franco e constante com seus filhos.


Vocês devem ser os que mais vão sentir um nó na garganta ao ver os episódios em que a mãe da Hannah fica tentando descobrir o porquê. A aflição dela ao procurar pistas e provar que a escola também foi responsável pelo que houve é tocante e triste, porque é como se ela só passasse a conhecer de fato a filha depois que ela morre.


9. Você provavelmente não vai se calar quando vir alguém sendo vítima de outra pessoa.


Embora eu não ache que necessariamente haja um culpado direto, a personagem acusa não só os que a maltrataram, mas também quem não tentou evitar. A melhor frase da sequência certamente é uma que está no início: "Talvez [você] tenha feito algo cruel. Ou talvez só tenha observado acontecer". É bom assistir para analisar quantas vezes você não deu uma de Pilatos e simplesmente lavou as mãos diante da maldade alheia. Isso vai te servir para muitos momentos, como quando vir uma mulher apanhando do marido, por exemplo.


10. Você pode ser uma Hannah.


Então acalme-se e pense na história dela como algo que poderia ter sido evitado. É para aprender, refletir e entender, não para te incentivar. Dá para perceber o quanto a decisão dela afetou a vida de um monte de gente? É o efeito borboleta, como ela mesmo cita. Fugir não vai fazer todo mundo te amar e perceber como você era importante para o mundo. Vai trazer lágrimas e dor, tão ou mais fortes que a que você sente agora. Tenha a certeza de que alguém te ama hoje e merece uma chance de tentar cuidar de você. O mais importante: por mais responsabilidades que você ganha depois, é maravilhoso quando a adolescência passa. Essas cobranças para que a gente se pareça com alguém, se sinta incluído ou faça parte do grupo de populares da escola ficam pequenas diante dos outros desafios que surgem pela frente. Na verdade, você talvez nunca pare de querer se enquadrar, agradar todo mundo, mas acredito que nada será tão cruel como ser adolescente. Vejo o número 13.


11. Não tem como você assistir à série e não chegar à conclusão de que essa história de "ela se matou para chamar a atenção" é besteira.


Também não é frescura, não é ser mimado, não é coisa de rico nem da geração Y. As pessoas têm depressão, síndrome de pânico e tendências suicidas não porque gostam, mas porque são problemas reais que devem ser tratados com seriedade e tratamento. Dói de verdade. Não é porque você sabe lidar tranquilamente com situações negativas que todo mundo vai saber.


12.Você pode ajudar a trazer o tema à tona.


No Brasil e em muitos outros lugares, existe um acordo não escrito que faz a imprensa nunca noticiar suicídios, para não incentivar. Isso é importante porque de fato o que a mídia diz tem alto poder de influência, principalmente para quem só estava esperando mais um motivo para se matar - ver que outra pessoa tomou coragem pode ser um deles. Mas por conta desse silêncio nós nunca falamos a respeito, não discutimos isso com a seriedade e atenção que merece. Faltam dados, registros, alertas. É como se não existisse. Aí ninguém vai se preocupar de fato com isso, apesar de ser considerado pela OMS uma "epidemia de extensão global". Quem sabe você pode ser uma das pessoas que vai trazer o debate à tona e salvar vidas? 


13. Você pode pedir ajuda:


Quando nos sentimos menos e inferior aos demais, tendemos a buscar ainda mais a opinião e aprovação das pessoas e quanto menos a conseguimos, pior nos sentimos. É quando surgem os conflitos e até a idéia de suicídio como você conta, talvez acreditando que assim se livrará de seu sofrimento. Mas se chegou até aqui, acredito que você queira ajuda. Para que possa elevar sua auto-estima, é importante que comece a perceber suas qualidades e comece amar a pessoa que você é, procurando se libertar cada vez mais da opinião das outras pessoas. Sei que não é uma atitude fácil, mas é possível.


Diante de seus sentimentos é indicado que você busque ajuda sim, seja de uma pessoa que você confie muito, de preferência com mais idade e experiência que você, ou de um profissional, no caso psicólogo(a), para que possa te orientar de maneira adequada. Lembrando que nossa orientação no site não substitui de modo algum o atendimento pessoal com um profissional, pois é imprescindível a continuidade do trabalho. Por isso, não pare por aqui, vá buscar ajuda de alguém que possa te acompanhar mais de perto e com certeza logo você conseguirá superar todo esse sofrimento e acreditar cada vez mais em si mesmo.


Precisa de ajuda? CVV (Centro de Valorização da Vida). Ligue: 141 ou acesse cvv.org.br para chat, email ou skype

Debora oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário