segunda-feira, 24 de abril de 2017

Eu, Psicóloga: Estudos relatam por que pensamos tanto antes de dormir.


As vezes nos deitamos, morrendo de sono, achando que vamos ter uma maravilhosa noite de sono e do nada, ficamos pensativos, e é nessas horas que começamos a ter pensamentos e ideias geniais. E porque esses pensamentos e ideias surgem exatamente na hora que estamos indo dormir? Vocês já tiveram essa percepção?


Durante o dia os pensamentos não ocorrem em menor número, na verdade o foco é menor e os níveis de distração são superiores em relação aos mesmos níveis quando estamos na cama à noite. Um estudo realizado pelo professor de neurologia e ciência cognitiva da Johns Hopkins University, Barry Gordon, parece ter a resposta.

“Nós estamos conscientes de uma pequena fração de pensamento que surge nas nossas mentes, e apenas conseguimos controlar uma pequena parte dos nossos pensamentos conscientes,” diz Gordon. “A grande maioria dos nossos esforços de pensamento mantém-se no subconsciente. Apenas um ou dois desses pensamentos são propensos a entrar no consciente num dado momento.”

A maioria das pessoas pensa que são donas do próprio corpo, e até dos pensamentos, e isso levanta aquela velha discussão do pensamento positivo vs negativo, mas a ciência diz o contrário: “Os pensamentos intrusivos que possam experienciar durante o dia ou antes de dormir ilustram o facto desconcertante que muitas das funções da mente estão fora do controlo consciente”, afirma Gordon.

Não deixando de lado o processo de decisão, Gordon ainda afirma o seguinte: “mesmo as decisões deliberadas não estão completamente sobre o nosso poder. A nossa sensibilização apenas define o início e o fim de um objetivo mas deixa a implementação para o processo mental inconsciente.”

A forma como a ausência de poder está relacionada com os pensamentos que surgem no período pré-descanso deriva do foco: “Nós exercemos algum poder sobre os nossos pensamentos, dirigindo a nossa atenção, como um holofote, para se concentrar em algo específico. Embora os pensamentos possam parecer que “saltam” do consciente antes de dormir, os seus percursores cognitivos têm estado, provavelmente, a ferver durante um tempo. Uma vez que esses pensamentos pré-conscientes reúnem força suficiente, o foco total da consciência atua sobre eles.”

Mas afinal, porque pensamos tanto antes de dormir? Um dos problemas com o estilo de vida moderno é que todo mundo provavelmente fica ocupado o dia inteiro, seja lá com o trabalho, com as redes sociais, vendo televisão, e isso faz com que existam poucas oportunidades para uma reflexão silenciosa em que você não é interrompido. Então, qual a hora que conseguimos pensar sem distrações? Exatamente na hora que colocamos a cabeça no travesseiro começamos a ter o famoso diálogo interno.

Mas porque temos as melhores ideias quando estamos menos produtivos?

Bom, um outro estudo feito por Mareike Wieth e Rose Zachs, revela que durante as pausas na produtividade, nós ficamos distraídos com mais facilidade, e essas distrações podem ajudar na nossa criatividade. Para estabelecer isso, eles fizeram aos participantes da pesquisa uma mistura de perguntas analíticas e outras intuitivas. As perguntas analíticas necessitavam de um longo e tedioso trabalho para chegar à resposta, as perguntas intuitivas precisavam de um lampejo de inspiração para decifrar. O resultado? As perguntas intuitivas foram completadas com mais eficácia quando participantes estavam presos na parte tediosa do ritmo circadiano.

Aparentemente, estar menos focado em uma tarefa te torna mais aberto a distrações, e pronto para explorar novas ideias. Então, dependendo do tipo de trabalho que estiver executando, você pode se sair melhor se mudar um pouco os seus horários. Se você está mais produtivo para trabalhar de manhã, tire vantagem disso e faça o trabalho tedioso ou mecânico durante esse período. Dessa maneira, você pode usar as pausas para trabalhos criativos.

Bom, resumindo a nossa matéria, já que não podemos controlar nossos pensamentos antes de dormir e se eles surgem numa altura de maior foco, isso significa que já estão dentro de si há algum tempo, e o melhor a se fazer é aproveitar esse pequeno controle e pensar no melhor, até porque, se é para pensar em algo antes de dormir, que seja pensamentos que vão adicionar algo na a sua vida.

Debora Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário