quarta-feira, 7 de junho de 2017

ADASCA COMEMORA O DIA MUNDIAL DO DADOR DE SANGUE DIA 14 DE JUNHO COM OFERTA DE LANCHE AOS DADORES



Caros colegas dadores de sangue,
Dia 14 de Junho comemora-se o Dia Mundial do Dador de Sangue, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o propósito de prestar homenagem pública aos dadores de sangue.
Em Portugal esta data pouca atenção tem merecido da parte das entidades que deviam imprimir a dignidade que lhe é devida. Se nesta área estamos mal, pior acontece em relação aos dadores de sangue, pois estes começaram a ser vistos como um produto comercial lucrativo, só assim se pode compreender a causa da redução de brigadas que passaram a registar um decréscimo de adesão de dadores.
Aconteceu com a ADASCA na localidade de Cacia onde se realizava três sessões anuais e fomos obrigados a reduzir para duas tendo em conta o custo benefício financeiro das mesmas. Provavelmente em muitas localidades do País aconteceu o mesmo.
A inversão de certos valores sociais e morais têm sofrido uma decadência assustadora. Quando leio mensagens contendo frases tais como: “os dadores são dignos do nosso respeito”, “os dadores são merecedores de mais e melhor”, “os dadores são uns heróis”, “não podemos passar sem os dadores”, além de muitas outras, verdade seja dita, fico incomodado, porque na prática no dia-a-dia desmente este paleio fiado, sem substancia.
Em tempos não muito longínquos alguma imprensa validou declarações expressas publicamente pelo então Hélder Trindade (ex-presidente do Conselho Directivo do IPST) quando nos apelidou de terroristas de sangue e de sindicalistas, esquecendo-se que todos os dirigentes associativos (salvo alguns) são voluntários.
Apesar da notória desconsideração pela Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro – ADASCA vinda de certas instituições e entidades aveirenses, esta continua com a sua missão em prol não só dos dadores seus associados, como ainda da comunidade doente, nomeadamente aqueles cidadãos que dependem de componentes sanguíneos.
Assim, para o dia 14 de Junho a ADASCA elaborou um singelo programa (indicado no cartaz), que visa proporcionar aos dadores seus associados um convívio mais salutar possível, com o apoio do IPST.
Os dadores que efectuaram a sua dádiva nas sessões anteriores e aos que comparecerem naquela data, são bem-vindos até ao nosso meio.
Vamos dignificar o Dia Mundial do Dador de Sangue. As pessoas amigas da ADASCA, com provas datas, também estão convidadas a comparecer. Pedimos RESPEITO, apenas isso, sem hipocrisias à mistura.
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA
Leia mais em ADASCA comemora o Dia Mundial do Dador de Sangue dia 14 de Junho
http://aveiro123.blogspot.pt/2017/05/adasca-comemora-o-dia-mundial-do-da...

Nenhum comentário:

Postar um comentário