quarta-feira, 7 de junho de 2017

Ex-ministro alerta para "lobby" da energia// Serviços mínimos nos exames// Um caos no mundo

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Sim, falei de um caos no mundo. Ora veja:
O Santander comprou o Banco Popular por um euro, na maior resolução da história da união bancária - e com uma operação semelhante ao que se passou com o Banif. Tornando-se no maior banco de Espanha, o Santander fará agora um aumento de capital de 7 mil milhões de euros, para suportar o passivo do Popular.
Theresa May sugeriu rasgar a Carta dos Direitos Humanos, para combater o terrorismo. Enquanto isso, sem rasgar nada, a polícia britânica confirmou que um carro apreendido tem “provas significativas” de ligação ao ataque em Manchester há duas semanas.
O procurador-geral dos EUA ofereceu a sua demissão a Trump - tendo dito ao Presidente, segundo o New York Times, que precisa de liberdade para fazer o seu trabalho (e ainda aguarda um voto de confiança da Casa Branca). Jeff Sessions que terá ouvido o ex-director do FBI pedir-lhe que não o deixasse sozinho na mesma sala com Trump, mesmo antes da demissão. 
O FBI suspeita que a crise no Golfo foi causada por 'hackers' russos, divulgando informações falsas que desencadearam reacções críticas em cadeia. A informação foi avançada esta terça-feira à noite pela CNN. Mesmo assim, ao mesmo tempo, Donald Trump sugeriu que foi ele quem provocou o isolamento do Qatar.
Na última hora, registo de um tiroteio no Parlamento do Irão e no mausoléu do aiatola KhomeiniA notícia está aqui, ainda em actualização.

As notícias do dia

Na manchete de hoje, voltamos à investigação judicial a alegada corrupção na energia. Com o ex-ministro Santos Pereira a alertar que "o lobby da energia é um dos mais fortes que temos em Portugal” - e a avisar o Governo que é preciso evitar que os contratos da polémica subam de preço, agora que estão a ser revistos. Juntamos a informação de que o caso da EDP só chegou à PJ quatro anos depois(com a devida actualização de dados). Tiramos do baú da história a informação de que o regulador arrasou os contratos com EDP logo em 2005. Explicamos como a investigação está a deixar em apuros o 'chairman' do Novo Banco. E que esta éliderada pelo procurador que sugeriu a demissão de... Maria Luís Albuquerque. E acrescentamos a defesa de António Mexia, em quatro pontos. A tudo isto, o Vítor Costa acrescentou um oportuno editorial sobre uma frase que ouvimos de Eduardo Catroga: "Não se brinca com empresas cotadas"
Outro caso que ferve: o do novo chefe das secretas. Digo que ferve porqueAna Gomes voltou à carga - e com apoio no PS. E porque Carlos César deixa uma dúvida sobre a audição do indigitado no Parlamento: "Veremos", diz o líder parlamentar ao jornal i. Ontem, ao Observador, Pereira Gomes já falou de outra forma sobre o que se passou em Timor.
Mais um negócio quentinho: Santana Lopes avisou ontem que só entra no Montepio "se o risco estiver bem medido", relata o Eco.
Há também um negócio que avançaa dona do Multibanco está à procura de parceiro estratégico, confirmando a notícia que a Cristina Ferreira aqui avançou. E outro que se anunciao Metro do Porto quer vender o 'naming' das estações e das linhas, para ganhar dinheiro, diz também o Eco.
Mudando de assunto, o Governo já tem solução para contornar a greve dos professores aos exames nacionais: avançar com serviços mínimosOs pais devem aplaudir.
Quanto à greve dos juízesa ministra da Justiça tem uma esperança.
Já na Saúde, há nova frente de contestação: o motivo é o corte de 35% na despesa com médicos tarefeiros.
A saúde foi o que levou João Semedo a ter que sair da corrida à Câmara do Porto. Aqui fica um abraço e o nosso desejo de que o João Semedo vença a corrida que segue, a mais importante de todas.

Para saber mais 

Uma reportagem: É (ainda) a independência que aquece as legislativas na Escócia, da Ana Fonseca Pereira, a nossa enviada a Edimburgo. Lembrete: estamos a apenas um dia das eleições no Reino Unido, mais imprevisíveis do que pensaríamos (actualização de dados aqui).
Uma pré-publicação, do historiador Mark Mazower sobre as várias formas imaginadas (umas executadas outras não), de coordenação e cooperação internacional nos últimos dois séculos. A edição portuguesa chega agora, sob o mote de uma dúvida: os fins do internacionalismo?
Um conselhoPortugal deve estar alerta para as novas drogas, porque os dados que ontem foram divulgados não nos podem deixar de braços cruzados. E não apenas as novas, sublinhe-se: "Se há maior percepção do risco, há mais necessidade de pedir ajuda", diz a perita do OEDT, explicando o aumento de consumidores de cannabis que procuram tratamento.
Um naufrágio (desportivo): o clube Naval 1º de Maio caiu nos distritais, depois de ter andado junto aos grandes. Chama-se a isto começar com 11 jogadores e acabar com 158 golos sofridos. Ou esperar um milagre em pleno “corredor da morte”.

A agenda de hoje
  • A OCDE publica, em Paris, o seu "outlook" económico para 2017 - Portugal incluído;
  • António Costa dá uma entrevista à SIC, mais dedicada às questões económicas - mas em plena polémica sobre o novo líder das secretas e com greves marcadas em sectores sensíveis;
  • A ministra da Justiça é ouvida na Assembleia, ao mesmo tempo que Marcelo recebe o presidente do Supremo. Na agenda de todos está a ameaça de greve dos juízes;
  • Os deputados votam o nome de Teresa Morais para o Conselho de Fiscalização das Secretas, sabendo que o chumbo é quase certo, porque o PS recusou o nome proposto pelo PSD (apesar do estranho silêncio na audição de ontem);
  • Os coordenadores na comissão de inquérito à CGD decidem o que fazer à dita - sendo certo que ela parece ir a caminho de sítio nenhum, como explica a Liliana Valente.

Só mais um minuto...

E se lhe contar que já há apps, até, para contar segredos a estranhos? E se lhe disser que há quem os conte a um ilustrador, para que ele possa desenhá-lo e partilhá-lo com o resto do mundo? É verdade - e as provas estão aqui, em "100 Days of Secrets".
Já não é segredo: a Apple vai actualizar o iOS. Mas para que ele seja útil é preciso desvendar os seus mistérios. Descanse: a Karla Pequenino já nos preparou tudo. Aqui estão as 11 novidades do iOS 11. Uma pista: vem com um sistema de mensagens para enviar dinheiro aos contactos do telefone.
Também não é segredo: o António Zambujo passou aqui pelo PÚBLICO, para nos dar o privilégio de ouvir quatro músicas e de as partilhar com o mundo. Passou no Facebook, mas decidimos também pô-las por aqui. Aproveite: não há melhor maneira de começar o dia.
Eu despeço-me, mas sei que nos veremos por aqui, sempre que quiser uma actualização das notícias (ou de um novo pretexto para sorrir). Dia produtivo, dia feliz. 
Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário