sexta-feira, 28 de julho de 2017

Cerveirense apresenta investigação histórica do Cemitério Municipal

Cerveirense apresenta investigação histórica do Cemitério Municipal


MEMÓRIAS… (1969…2016)’. Assim se intitula a mais recente publicação do cerveirense Constantino Magalhães Costa, em torno da construção do Cemitério Municipal (inaugurado em 1869) e, entre outras curiosidades, inclui a identificação dos milhares de finados que lá repousam. Apresentação decorre esta sexta-feira, pelas 18h00, na sede da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe.
VNC 27/07/17
A complexidade retratada na publicação “Memórias… 1836-2016” reflete a importância e seriedade dada pelo autor à partilha de conhecimentos pela escrita e investigação histórica relativa ao Cemitério Municipal, conseguindo agregar a vertente material e imaterial, ou seja, da construção e requalificação do espaço e sua envolvente, às memórias e curiosidades de pessoas que, de alguma forma, contribuíram para projetar a Cerveira dos dias de hoje.
Com autoria de Constantino Magalhães Costa e ilustração (capa) pelo prestigiado artista plástico Henrique do Vale, a publicação recorda momentos difíceis, de perdas, de despedidas e de saudade, mas também de esperança, de coragem, de decisões e realizações.
Entretanto, para abrir o apetite, fica um trecho do conteúdo das primeiras páginas de ‘MEMÓRIAS… (1969…2016)’:
Fallamos dos enterramentos na igreja desta Villa Nova da Cerveira e da falta de um cemitério nesta povoação, que a lei obriga a construir.
Por Deus snr. Camaristas, snr. Administrador e snr parocho desta villa, vós todos jamais vos eximireis da grande responsabilidade que pesa sobre vós, pela criminosa incúria que tendes mostrado nesse projecto.
Por mais que seja a ignorância ou a pequenez da vossa intelligência, não podereis justificar esse procedimento inaudito de tanta indolência e de tanta preguiça! Pois sendo a saúde do homem o primeiro dos seus bens, porque não será este projecto o primeiro e o que mais devia merecer atenção de vós todos, e com especialidade da autoridade administrativa, a quem a lei impôs a grande obrigação de velar pela conservação e prosperidade da vida do homem.” (excerto do livro "Reflexões Analíticas" sobre Cerveira – 1867)


A apresentação decorre esta sexta-feira, pelas 18h00, na sede da Junta de Freguesia de Vila Nova de Cerveira e Lovelhe.

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: cid:image004.jpg@01CF271A.03681720

Nenhum comentário:

Postar um comentário