terça-feira, 18 de julho de 2017

Hoje ninguém nasce na MAC: Maternidade encerra serviço de urgências

As grávidas em situação de urgência estão a ser encaminhadas para outras unidades hospitalares e a MAC assegura que "a normalidade na urgência deverá ser reposta em breve".
A Maternidade Alfredo da Costa (MAC) encerrou esta terça-feira o serviço de urgências dada a insuficiência de médicos especialistas para dar resposta às solicitações junto desta unidade. As grávidas em situação de urgência estão a ser encaminhadas para outras unidades hospitalares e a MAC assegura que “a normalidade na urgência deverá ser reposta em breve”.
Segundo avança o jornal ‘Expresso’, desde a passada quinta-feira que os enfermeiros especializados em saúde materna e obstétrica estão em protesto de zelo na maternidade, recusando-se a desempenhar as suas funções laborais sem que lhes seja dado o devido reconhecimento salarial. O serviço ficou então entregue aos médicos da unidade, que dada a sua insuficiência tiveram de fechar as portas da unidade de urgências da maternidade.
“Desde o início de junho que alertamos para o risco e perigosidade de não ter enfermeiros especialistas em saúde materna e obstetrícia no Serviço Nacional de Saúde (SNS). As consequências multiplicam-se diariamente: partos não assistidos no domicílio e grávidas em trabalho de parto e de alto risco obstétrico. Mas tudo corre ‘dentro da normalidade’, segundo o Ministro da Saúde”, alertam os enfermeiros especializados, em comunicado.
O descontentamento dos profissionais de enfermagem especializada em saúde materna e obstétrica tem-se estendido a outras dezenas de hospitais em todo o país. A Ordem dos Enfermeiros ainda que existem cerca de 2000 enfermeiros especialistas que são remunerados como profissionais de enfermagem comum. Os enfermeiros convocaram uma nova paralisação de 31 de julho a 4 de agosto.

Fonte: Jornal Económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário