quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Eu, Psicóloga | O mau comportamento de nossas crianças.



Papais, mamães e responsáveis pela educação de crianças, hoje vou falar que nós adultos somos o modelo para os pequenos, podemos buscar as melhores influências mas se o nosso comportamento não melhorar, eles vão nos copiar. A quem diga que as criança são inocentes. Elas podem até  ser, mas aprendem por meio de modelos e reforços, ou seja , eles reproduzem algo que podem não saber o que é, se o meu pai faz? Minha mãe? Vou fazer também

Cada criança é única, ímpar, elas precisam de atenção, necessitam de aprendizados e cabe a nós orientá-las. 
Primeiramente, devemos evitar o NÃO. Será mais simples explicar o motivo para não fazer algo.
Permita que ela tenha escolhas, por exemplo: se a criança optar por desrespeitar uma regra ela terá de lidar com consequências devido sua escolha. Desta forma estamos possibilitando autonomia e ajudando a criança a desenvolver sua resolução de problemas futuros. 
Flexibilidade, toda regra tem sua exceção, nem todas as regras atendem a todos os momentos. As situações mudam o tempo todo. Deixe que as regras sejam apenas um ponto de partida. 
Apelidos ou recriminações evite colocar apelidos nas crianças ou recrimina-las com nomes ofensivos, este comportamento além de estigmatizar a criança ajuda os colegas na prática de bullying. 
Cuidado com suas emoções, a criança não tem culpa dos seus problemas. Qualquer traquinagem realizada pode ter uma proporção maior, prejudicando a relação adultocriança.  
Promessas, alerta, as promessas não devem ser absurdas, só prometam o que puderem cumprir, as crianças já identificam quem pode cumprir sua palavra e quem apenas promete. 
Importante ressaltar, para que tenhamos sucesso na mudança de comportamento temos que nos lembrar de manter uma constância. Nem sempre em uma primeira vez dará certo, as crianças devem reagir de forma negativa quando perceberem que alguns privilégios serão retirados de seu ambiente. Não DESANIMEM!!! 
Espero ter contribuído um pouco para o dia a dia de vocês. 
Kamilla R. Oliveira Sawczen - Psicóloga – CRP 06/105718

Nenhum comentário:

Postar um comentário