quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Sociedade | Antigo Colégio de São Fiel, em Castelo Branco, foi consumido pelas chamas


PEDRO MARTINS/GLOBAL IMAGENS
As chamas entraram no Colégio de São Fiel "ao final da tarde" e, por volta das 22:00, ainda estava a arder no interior

O antigo Colégio de São Fiel, situado na aldeia de Louriçal do Campo, concelho de Castelo Branco, e integrado no programa Revive, foi hoje consumido pelas chamas, afirmou à agência Lusa o presidente da Câmara Municipal.

O antigo colégio jesuíta está integrado no programa Revive, lançado pelos ministérios das Finanças, Cultura e Economia, que prevê a concessão a privados de imóveis históricos degradados para que sejam recuperados.

As chamas entraram no Colégio de São Fiel "ao final da tarde" e, por volta das 22:00, ainda estava a arder no interior, disse o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.

"Ardeu na sua totalidade", notou, sublinhando que o edifício estava fechado e abandonado.

No entanto, "é um património importante para a freguesia, que marcou a sua história", salientou Luís Correia, considerando que o facto de o edifício ter sido consumido pelas chamas "poderá complicar" o processo de recuperação do colégio, através do programa Revive.

O Colégio de São Fiel, criado no sopé da Serra da Gardunha, foi construído na segunda metade do século XIX.

De acordo com a página do programa Revive, este edifício continha "importantes laboratórios e equipamentos de ensino" e possuía "um observatório meteorológico que funcionou até 1910, um museu zoológico e um valioso herbário".

Neste espaço, Egas Moniz, prémio Nobel da Medicina, "concluiu os seus estudos secundários".

No âmbito do programa Revive, estava previsto afetar a totalidade da área do imóvel ao uso turístico, excluindo a área de campo de jogos e piscina.

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário