terça-feira, 24 de outubro de 2017

360º- Uma viagem (e muitas histórias) de 400 km sempre por terra queimada; o penta de Ronaldo como melhor do mundo; e para que serve a moção do CDS?

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... o dia político vai ficar marcado pela discussão da moção de censura do CDS ao GovernoMas para que serve esta moção? É certo que não derrubará António Costa, mas é o primeiro teste à “geringonça”, porque obriga Bloco e PCP a apoiar um Governo fragilizado (e criticado) pela tragédia dos incêndios. A Rita Tavares traduz os efeitos e antecipa as potenciais ondas de choque. 

Sem surpresa, mas não deixando de ser um feito incrível, Ronaldo foi eleito pela quinta vez o melhor jogador do mundo. Depois de um ano de recordes, problemas com a justiça e até ameaças de saída do Real Madrid, o jogador que vale 102 milhões subiu (pela 11ª vez, como o próprio lembrou) ao palco da gala da FIFA para agradecer à família alargada, confirmando que vai voltar a ser pai dentro de um mês. Dois detalhes: a cerimónia teve passadeira verde (onde as futuras mamãs estiveram em destaque) e uma apresentadora que deu nas vistas

Quem lembra o início de Ronaldo é o seu treinador de infantis no Nacional da MadeiraTiago Góes Ferreira diz que o agora melhor do mundo era "um chavelha" (o melhor é ir ver ao dicionário madeirense); agora já quase não tem espaço para mais troféus no seu Museu (que o Rui Miguel Tovar foi visitar).  

Da manhã, destaque para a entrevista da TSF com o especialista americano que previu em 2009 os incêndios portugueses deste ano (apontando as causas).

Notícia ainda para os lucros recorde do Caixa Bank (comuma boa ajuda do BPI).


Lá fora, a China faz manchetes no The Guardian e naBBC, porque Xi Jinping se tornou o líder mais poderoso depois de Mao. Desafiá-lo é considerado uma ameaça ao próprio Partido Comunista Chinês e a sua doutrina e a ideologia foi incorporada na Constituição do PCC e será ensinada nas escolas.


Outra informação importante 
Passaram 117 dias desde o assalto a Tancos, já foram recuperadas as armas mas não as munições e desde o furto até à forma como foi dado o alerta para a localização do armamento roubado não faltam detalhes insólitos. A investigação está a ser marcada pela guerra entre duas polícias, a Militar e a Judiciária: “Isto não vai ficar assim, vai ser uma vingança até à cova!”, é a frase a reter, certo Pedro Rainho?

Infelizmente, o caso do juiz da Relação do Porto que desvalorizou a violência com o adultério está longe de ser único. Investigadores que estudaram 500 sentenças concluíram que os magistrados são "tolerantes" à violência doméstica, que muitas vezes desvalorizam dizendo que são "apenas alguns murros e pontapés". No caso de Neto de Moura, é já o segundo acórdão em que recorre à Bíblia para se justificar. Ascríticas agora não páram, mas não servem para nada: é impossível punir o juiz


Entretanto foi conhecida uma carta aberta ao Governo do comandante dos bombeiros da Marinha Grande comdenúncias graves contra o Instituto de Conservação da Natureza e há mais protestos pela forma como a CGD desviou os donativos para as vítimas dos fogos para ajudar hospitais públicos.


A UTAO já leu o Orçamento do Estado para 2018 e deixou vários alertas: que as medidas não chegam para cumprir as regras de Bruxelas e que Centeno tem previstas cativações de 1.800 milhões. Há, no entanto, boas novas de desemprego e do défice, mas nem tanto da dívida pública.

Ainda se lembra do caso BPN? Continuam a correr processos. Ontem o Ministério Público pediu prisão efectiva para o ex-ministro da Saúde Arlindo de Carvalho e para Oliveira Costa e restantes arguidos. Está em causa fraude fiscal qualificada.

É uma greve contra a desculpa de sempreOs árbitros vão paralisar em novembro e dezembro e faltar aos jogos da Taça da Liga contra o atual clima do futebol português que os acusa por todos os erros.

É quinta-feira que o parlamento da Catalunha decide como vai reagir à aplicação do artigo 155 da Constituição espanhola. Até lá, sucedem-se reações completamente diferentes em Barcelona e em Madrid. O El Mundo hoje antecipa uma terceira via em que Carles Puigdemont pode estar a trabalhar para evitar a perda de autonomia da região, enquanto o El País denuncia as falsidades do plano económico do governo regional catalão.

Os nossos especiais


Os bancos voltaram a abrir a torneira do crédito à habitação e com a procura de casa em alta sobem também os 'spreads'. Primeiro passo a ter em conta, os créditos não todos iguais; segundo, os preçários que lhe apresentam raramente são reais. O David Almas fez uma ronda pelas ofertas do mercado e explica-lhe como pode evitar pagar mais 50% no empréstimo da casa.


A nossa opinião

  • Rui Ramos escreve sobre António Costa: "É assim que António Costa vive: garantido pelo BCE, focado nas suas clientelas, e contando com o silêncio do PCP e do BE. A oligarquia encontrou a receita perfeita para gerir o declínio do país".
  • José Manuel Fernandes, num vídeo de opinião, fala sobre as medidas contra os fogos: recomenda aos deputados que vão ao terreno conhecer o país e as paisagens enegrecidas. "Perceberão que o mais urgente, neste momento, é fazer renascer o mundo rural".
  • Laurinda Alves escreve sobre os horários escolares: "'Muitas das nossas crianças e jovens trabalham das 8h às 8h e cumprem horários de 55/60h semanais', ou seja vivem praticamente desprovidos de tempo para brincar, para descansar, para se distraírem".
  • Paulo Almeida Sande escreve sobre a decisão do juiz do Porto: "O Estado não pode inventar, nem injustiçar, nem dizer disparates. Com o enorme respeito que tenho pelo poder judicial, o “Estado a agir” não pode defender enormidades destas".
Notícias surpreendentes
Receio que hoje a tecnologia vá (quase) monopolizar este blocoComeço pela Web Summit que está a pouco mais de uma semana de distância: porque há bilhetes mais baratos, promessa de casa cheia e de internet a funcionar. Por falar de grandes acontecimentos tecnológicos em Lisboa, a Uber escolheu a capital portuguesa para instalar o seu Centro de Excelência Europeu. Ah, e a Talkdesk está a contratar.


Tenho de mudar de tema, por isso seguem-se tendências. E uma deste inverno são os condicionadores secos (podem ar sempre jeito). A outra são os vinhos portugueses, que estão sempre na moda (ora leia a entrevista à "crítica e jornalista de vinhos mais respeitada no mundo").

A revista New York fez 50 anos. Para homenagear o meio século de existência de uma das grandes revistas mundiais, eis 50 das suas capas históricas.

Nem todas as fotos de vida selvagem são belas. Apesar do concurso anual falar português (há um brasileiro entre os vencedores) e ter fotografias incríveis, uma das imagens eleitas é terrível. Chamaram-lhe "Memorial de uma Espécie" e é um murro no estômago: eis porque estão os rinocerontes em vias de extinção.

Às vezes é preciso ser assim, brutal, para nos darmos conta das tragédias que nos rodeiam, como os últimos tempos bem nos recordaram. Deixado o alerta, já sabe que tem toda a informação que importa no Observador. E também histórias mais bonitas

Boa terça feira
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário