terça-feira, 24 de outubro de 2017

Workshop “De olho no rótulo” decorreu em Cantanhede

No passado dia 20 de outubro mais de 30 pessoas estiveram presentes no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede no workshop “De olho no rótulo – pela sua saúde”.
O evento foi da responsabilidade a DECO FORMA e contou com o apoio do Município de Cantanhede, em mais uma iniciativa de promoção da saúde e da qualidade de vida, numa semana em que se comemorou o Dia Mundial da Alimentação.
Um dos principais objetivos do workshop visou promover junto da sociedade o conhecimento na interpretação e descodificação dos rótulos das embalagens dos diversos alimentos, com especial incidência para os níveis de gordura, sal e açúcar, permitindo dessa forma uma seleção mais acertada para a saúde aquando da sua compra.
Foi permitido aos intervenientes uma participação ativa, analisando o conteúdo de alguns rótulos de bens alimentares que se encontram à venda em grandes superfícies e disponíveis a toda a população.
O evento visa promover junto da população formas de compreender e descodificar os rótulos das embalagens alimentares, os seus níveis de gorduras, sal e açúcares, permitindo dessa forma uma seleção inteligente e sustentáveis dos alimentos.
A formação e educação dos consumidores é bastante importante numa época em que, segundo o último Inquérito Alimentar Nacional, quase 6 em cada 10 portugueses, ou 5,9 milhões, são obesos ou já exibem características de pré-obesidade. A hipertensão arterial, com uma taxa de prevalência de 26,9%, de acordo com a Direção-Geral da Saúde, integra o grupo das doenças cardiovasculares com números inquietantes. Estas e outras doenças, como a diabetes, encontram-se ligadas ao excesso de açúcares, de gorduras (lípidos), de gorduras saturadas e de sal.
Sobre a DECO FORMA
DECO FORMA tem como objetivo contribuir para a qualificação dos profissionais na área dos direitos dos consumidores, permitindo a aquisição de novas competências, a sua melhoria e aprofundamento, de modo a garantir os direitos e interesses dos consumidores, no desempenho da sua atividade profissional. As propostas formativas desenhadas visam promover as boas relações entre as empresas e os consumidores, dirimindo os conflitos de consumo e aumentando os níveis de confiança do consumidor necessários num mercado competitivo e inovador.
A DECO FORMA desenvolve neste âmbito workshops informativos sobre diversas áreas do consumo de forma a capacitar os consumidores com conhecimentos que lhes permitam a tomada de decisões mais adequadas, no ato de escolha e compras inteligentes e sustentáveis. Estes workshops estão abertos aos consumidores em geral e encontram-se também disponíveis para empresas, entidades públicas e outros organismos que pretendam realizar ações informativas e de esclarecimento para os seus colaboradores e/ou membros, sobre temas do consumo numa perspetiva de responsabilidade social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário