segunda-feira, 27 de março de 2017

360º - Os riscos e as virtudes das mudanças na escola que aí vêm; e uma entrevista de vida imperdível a Io Appolloni, ícone sexual dos anos 60 e 70

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... Angela Merkel ganhou o primeiro dos três testes regionais na AlemanhaMas viu o seu adversário Martin Shultz subir nas votações, o que não a pode deixar tranquila. As eleições gerais são em setembro.

Na Rússia, o domingo foi de manifestações anti-corrupção. O protesto acabou com Alexei Navalny, o líder da oposição, e mais 700 pessoas detidas. Os EUA já protestaram.

Marques Mendes revelou que Mário Centeno omitiu a oposição de Bruxelas a que o Estado ficasse com 25% do Novo Banco. Agora, para haver acordo, o Estado tem de ficar fora da gestão. É este braço de ferro que estará por detrás do impasse na venda, que tem de estar fechada até sexta, dia 31.


Vai ser possível pagar impostos por débito direto ainda este ano. Basta dar ordem ao banco para que o Estado cobre os impostos diretamente na conta bancária, anunciou o secretário de Estado Rocha Andrade (via Dinheiro Vivo). 

Ainda o caso das mortes nos Comandos. O Público revela hoje que o Comandante de companhia alegou que os recrutas eram fracos.

A polémica Benfica-Federação está para durarO clube admite não voltar a ceder o estádio para jogos da seleção, escreve A Bola (sem link). Tudo por causa dos cânticos anti-Benfica durate o Portugal-Hungria.

Outra informação relevante

Que virtudes e riscos têm as mudanças na Educação que aí vêm? Alexandre Homem Cristo analisa as muitas novidades do próximo ano letivo, que incluem um projecto-piloto que pretende aproximar Portugal da Finlândia. Uma boa ideia, mas perigosa, diz ele.
 
Será tudo uma questão de décimas, mas afinal o défice mais baixo da democracia não é um exclusivo de António Costa e Mário Centeno. Passos Coelho foi o primeiro a denunciar o feito, tão propangandeado pelo Governo. Depois veio Miguel Cadilhe confirmá-lo: também ele, em 1989, conseguiu os 2,1% agora tão elogiados. E, tal como agora, com umas ajudas "fiscais" e receitas extraordinárias. Falta apenas fazer o fact check às tais décimas. Centeno acena com 2,06% em 2016; os números de 89 não estão disponíveis com tal pormenor.

A Europa única, a caminhar em conjunto na mesma direção, passou assumidamente a uma Europa a várias velocidades na comemoração dos 60 anos do Tratado de Roma. Pelo Bloco, Portugal estará mesmo noutro caminho: Catarina Martins voltou a insistir na saída do euro. Por Marine Le Pen a UE "morre".

É o caso da casa. Helena Mesquita Ribeiro, secretária de Estado da Justiça, é de Amarante. Pediu para ocupar uma casa de função em Cascais. A ministra acedeu. Problema? Uma magistrada contestou e diz que a casa é só para juízes da comarca. Pior: levou o caso a tribunal. A história é do Público.

Em 2011 houve um 'Dijsselbloem' que irritou Passos CoelhoUm turista finlandês na Madeira passou pela mesa onde jantava com Alberto João Jardim e questionou o líder do PSD se seria a Finlândia a pagar a conta. Contexto: os finlandeses contestavam a ajuda a Portugal.

Ronaldo foi a figura da seleção na importante vitória com a Hungria, que nos deixa muito bem colocados no apuramento para o Mundial da Rússia (pode ver aqui os resultados completos). Para além dos recordes que continua a bater, o capitão da seleção vai continuar nas notícias ao longo desta semana porque vai dar nome ao aeroporto da Madeira e a decisão é polémica.

Em Espanha, Susana Díaz apresentou a sua candidatura ao PSOE. E marcou a sua diferença em relação a Pedro Sánchez (que chegou a vir a Lisboa aconselhar-se com António Costa): ela não quer os socialistas numa 'geringonça' espanhola

Donald Trump não conseguiu impor o seu plano de saúde nem ao seu próprio partido. Mas tentou tudo: houve sessões de bowling na Casa Branca, passeios no Air Force One, operações de charme e até um ultimato para convencer os mais conservadores dos conversadores. Sem êxito.

De Londres chegam cada vez mais dados sobre o ataque da última quarta-feira. Apesar de ter feito mais uma detenção, a polícia acredita que se tratou de um único atacante num atentado que durou apenas 82 segundos. Uma ministra inglesa apelou entretanto a redes como o WhatsApp para desencriptarem as suas chamadas e mensagens, de forma a vigiar com mais eficácia estes terroristas.

Por cá, o crime é de sexta, mas devia-nos fazer refletir nos próximos dias. Como é que Adelino Briote, 63 anos, degolou quatro pessoas a sangue frio, depois de ser condenado por violência doméstica? A história do(s) crime(s) de Barcelos (contada pela Sara Otto Coelho), obriga a questionar o que falhou na justiça e também que criminosos são estes. É que eles estão no meio de nós, dizem os especialistas à Marta Leite Ferreira.

Os nossos Especiais

Io Appolloni foi a vedeta internacional da revista à portuguesa nas décadas de 60 e 70. Chamavam-lhe a "Mulher Bilheteira". Era um ícone sexual. É do teatro, dos homens da sua vida, dos detalhes sexuais vividos com os quatro homens com quem casou (em especial Camilo de Oliveira), do desemprego e do negócio do tiramisù que ela fala -- sem papas na língua, aviso já -- na entrevista de vida imperdível que deu ao Tiago Palma.
Tem petróleo e gás natural e a capital compete com o Dubai em arrojo urbanístico. Agora vai receber a próxima exposição universal. Mas afinal o que é o Cazaquistão tem? E o que é que lhe falta? O César Avó conta. 

Os médicos querem reverter a lei que permitiu aos pais assistir aos nascimentos dos filhos por cesariana. Uma conquista com apenas um ano e conseguida por duas mulheres. A Tânia Pereirinha falou com a Sónia e a Mónica.

A nossa opinião

Notícias surpreendentes
Cuidar do cérebro é mais importante que cuidar da pele. Quem o diz é o psicólogo espanhol Álvaro Bilbao, em entrevista à Ana Cristina Marques, onde explica como todos podemos exercitar a nossa mente.
Paula Rego só começou a contar histórias da sua vida ao filho quando já tinha 80 anos. E só depois o deixou realizar o documentário “Paula Rego – Secrets And Stories” que estreou na TV britânica dia 25 e chega a Portugal em Abril. O Paulo Anunciação entrevistou Nick Willing que lhe disse que a mãe "é como uma estrela de cinema cheia de glamour".

As histórias de "Uma Aventura" fazem 35 anos. Além de recordarem o início, as viagens e tudo o que as levou a escrever os 59 livros da saga, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada ainda escreveram um conto inédito para o Observador. Que passa pela nossa redação, claro.

A semana foi de moda, com o Portugal Fashion. Houve desfiles e mais desfiles (até Marcelo esteve atento às trends)estilo de rua e até uma viagem aos bastidores.

Existem há dez mil anos, mas em 1969 as cataratas do Niagara ficaram sem água. Os 1,88 milhões de metros cúbicos que desabam do alto de mais de 50 metros foram interrompidos para estudar o leito do rio. As fotos, estas fotos fantásticas, estiveram anos perdidas dentro de uma caixa de sapatos.

Água é o que não vai continuar a faltar por cá: a previsão é de mais chuva para hoje. Mas não há mau tempo que o impeça de passar pelo Observador para ficar sempre bem informado

Boa segunda-feira, feliz e produtiva
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário