segunda-feira, 27 de março de 2017

Mensagem do Presidente da ADASCA sobre o Dia Nacional do Dador de Sangue 2017



Dia 27 de Março de 2017 comemora-se o Dia Nacional do Dador de Sangue, cujo propósito visa prestar homenagem pública aos dadores de sangue.

Cerimónias desta natureza já pouco interesse despertam aos dirigentes associativos do mundo da dádiva, nomeadamente aqueles que levam a sua missão a sério, que não estão disponíveis para ouvir discursos alinhados com a circunstancia, não produzindo efeitos práticos no terreno quer seja curto ou a meio prazo.

O Salão enche, cuja maioria dos presentes nem dirigentes são ou mesmo dadores, o que interessa é comparecer, porque de seguida tudo continua na mesma. Conta a foto de fato e gravata, conta a imagem.

Julgo que alguns dirigentes associativos desligados destes alinhamentos, nem os dadores são assim tão estúpidos como se teima fazer crer. Muda-se o novo presidente do Conselho Directivo do IPST, mas, tudo o resto continua. Continuam pessoas em lugares de decisão a impor sua vontade, controle, influencias perniciosas, apadrinhamentos, defendendo interesses cinzentos, onde tudo devia ser claro.

Ainda que o novo presidente manifeste vontade em mudar alguma coisa, ele será condicionado em fazê-lo. Existem mais lobos e raposas no terreno da dádiva de sangue do que alguém possa imaginar. Conheço algumas...

Existem assuntos que não interessa ser comentados, para deixar de ser. O Cartão Nacional de Dador de Sangue, o famigerado seguro do dador que ainda foi regulamentado, a ausência dos dadores dos locais de trabalho para a doação de sangue, cujas empresas continuam a fazer da Lei tábua rasa, não reconhecendo a falta ao dador como justificada, ainda que este apresente a dita declaração.

Por fim, podemos ainda lembrar o condicionamento à entrada dos dadores para visitas aos doentes, mesmo em hospitais que efectuam recolhas de sangue.

A validação da dádiva nos Centros de Saúde da área de residência do dador, sendo levantadas questões esquisitas, e apesar das reclamações nada mudou. O IPST tem conhecimento, mas, nada faz, pois o que lhe interessa é contar com o dador no local de colheitas.

A importância da comemoração do Dia Nacional do Dador de Sangue “faleceu” para muitos dirigentes associativos, pelo que nem sequer comparecem na cerimónia.

Ainda a existência de duas federações de dadores(?) que mais não servem para alimentar a divisão das associações e sacar uns largos milhares de euros ao IPST, enquanto se reduz os apoios financeiros às associação. Mais do mesmo… mais do mesmo para sempre. Dividir para reinar e alcançar objectivos cinzentos. Encontro ideal para os bajuladores… a árvore conhece-se pelo fruto.

Caros colegas dadores, quem vos avisa bem vos quer: abram os olhos, questionem os vossos presidentes/representantes, procurem saber junto dos tais o que fazem em concreto para defender os vossos “direitos”. Vão ficar surpreendidos. Palmadinhas nas costas, louvores manhosos, trazem água no bico, assim diz o povo.

A ADASCA é, e sempre será independente, não está sujeita a jugos federativos, aliás, uma delas em breve prestará contas na casa da justiça, assim esperamos.

Joaquim Carlos
Fundador/Presidente da Direcção da ADASCA

Aveiro, 27 de Março de 2017

Um comentário:

  1. O Dia Nacional do Dador de Sangue deve ser descentralizado e cada associação, grupo ou nucleo comemorar esse dia como entender. Á muito a mudar,essa é a nossa luta Caro Amigo J. Carlos

    ResponderExcluir