quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

360º - Suspeitas na Câmara de diretor de campanha de Rio. O que se passa com os sismos em Portugal? O que é que a Google procura em quem contrata?

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Lula perdeu o recurso que tinha interposto da sua condenação em primeira instância. Pior: os três juízes que avaliaram o caso ontem decidiram que ele era culpado dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por unanimidade. Pior: ainda agravaram a pena, colocando-a em 12 anos e 1 mês de cadeia. Pior: Lula pode ser preso em breve.

Depois da sessão em tribunal, Lula disse num comício: "Eu agora quero ser candidato a Presidente".Talvez não seja tão fácil. Os jornais brasileiros avisam que a candidatura está a afundar. Folha de S. Paulo: "Após nova condenação, aliados veem Lula inviabilizado para eleição 2018 ". O Estado de S. Paulo: "Decisão em 2ª instância torna candidatura de Lula uma ficção". O Globo: "Aliados históricos já ensaiam abandono de candidatura petista".

O Sporting venceu o FC Porto nos penáltis e avança para a final da Taça da Liga. Na crónica do jogo, o Tiago Palma escreve que, neste duelo, "ganhou o dos Marrazes ao de Móstoles".

Quais foram os pontos que fizeram a diferença no clássico? O Bruno Roseiro explica: a lesão de Danilo, as mudanças táticas e os penáltis.

Rui Patrício foi outra vez decisivo. Como é que ele consegue? O guarda-redes do Sporting já garantiu que não é instinto (porque "instinto têm os animais"), é trabalho.

Claro que o jogo também tinha que ter casos polémicos:houve um penálti, um golo anulado e uma bola ao poste entre duas lesões.

Agora vem aí a final, entre Sporting e V. Setúbal. As duas equipas reencontram-se dez anos depois de terem estado na primeira final da Taça da Liga. Pelo meio, houve um corte de relações.


Mais informação importante
É mais uma polémica a envolver Salvador Malheiro, diretor de campanha de Rui Rio nas eleições internas do PSD. Depois do caso dos "eleitores-fantasma", noticiado pelo Expresso, e do transporte de militantes para as mesas de voto por caciques, filmado pelo Observador, surgem agora suspeitas na Câmara de Ovar, a que preside. Estão em causa contratos com clubes de futebol para instalação de relvados sintéticos. As obras de quase 2 milhões de euros acabaram por beneficiar Pedro Coelho, líder da concelhia do PSD de Ovar e futuro vereador de Malheiro. O Pedro Raínho investigou a história e tem os detalhes.

Os depoimentos dos vários intervenientes do caso na câmara de Salvador Malheiro podem ser vistos neste vídeo, que resume o que está em causa em dois minutos.

Depois de ter dividido os deputados do PS, a discussão sobre transparência e exclusividade dos deputados divide agora o PSD. Os deputados social-democratas debatem o tema hoje (ironia: à porta fechada) e as votações deveriam começar ao final do dia. Mas o mais provável é serem adiadas.

O Ministério Público está a analisar “irregularidades” na IPSS Sol Maior, onde a mulher do presidente da câmara de Gaia foi aumentada 390%. A Segurança Social detetou "irregularidades".

Afinal, Angola está disponível para julgar o seu ex-vice-Presidente Manuel Vicente, acusado de corrupção em Portugal. Mas há um pequeno (pequenino) detalhe: isso só aconteceria em 2022. Até lá, segundo as autoridades de Luanda, o ex-governante tem imunidade.

Não querendo esperar por 2022, a justiça portuguesa continua a julgar o caso em Lisboa. Ontem, o ex-procurador Orlando Figueira, acusado de ter sido corrompido por Vicente,terminou o depoimento onde se defendeu. Revelou que, quando soube que estava a ser investigado ("um murro no estômago"), foi regularizar os impostos.

O BE questionou o Governo sobre a recondução de Miguel Frasquilho na TAP. Estão em causa os pagamentos que o presidente da companhia e seus familiares receberam pelo 'saco azul' do GES. A notícia é avançada pelo Público.

Mais notícias de hoje de manhã:

A Google vai abrir um hub tecnológico em Oeiras, onde trabalharão 500 pessoas. Trata-se de "um centro de operações totalmente dedicado a fornecedores terceiros", disse a empresa ao Observador. O anúncio foi feito por António Costa em Davos e Isaltino Morais deu mais detalhes em Oeiras.

O secretário de Estado da Internacionalização confirmou ainda que "há conversações" com outras empresas tecnológicas para se instalarem no país.

Como é que a Google contrata pessoas? Mesmo não se tratando, em princípio, da própria Google, mas de empresas que trabalham para ela, convém saber o que a gigante tecnológica procura nos seus trabalhadores, caso esteja a pensar candidatar-se a algum dos empregos que serão criados. No site da Google há várias dicas sobre como se deve preparar para uma entrevista. E sabe-se que é comum surgirem perguntas, enfim, estranhas. Por exemplo: "Se pudesse escolher uma música que tocasse de todas as vezes que entra numa sala, para o resto da sua vida, qual seria?".

Ao fim de sete dias de julgamento e de 158 testemunhos,Larry Nassar, ex-médico da seleção americana de ginástica, foicondenado a 175 anos de prisão por abusos sexuais sobre as atletas.

A juíza que o condenou, Rosemarie Aquilina, tornou-se numa das personagens principais do julgamento. Passou pelo exército e pela rádio, escreveu um livro e leu a sentença com frases fortes. Um exemplo: "Não lhe confiava nem os meus cães".

Há mais casos terríveis nos jornais de todo o mundo:
Ao fim de muitas hesitações, Trump admitiu ontem prestar declarações sob juramento a propósito da interferência russa nas eleições americanas. Mostrou-se desafiador: "Mal posso esperar".


Os nossos Especiais
 
Ontem, um sismo de magnitude 3,1 fez tremer Castro Verde. Não foi tão forte como o de Arraiolos, mas é o quarto sentido este ano. O que está a acontecer? A explicação pode ser lida aqui.


A nossa Opinião

Helena Garrido escreve "Retrato de uma retoma": "Como está a ser a recuperação económica portuguesa? Boa mas por enquanto sem razões para festejos. Precisamos de muito mais investimento como o do Google, anunciado por António Costa".

Paulo Tunhas escreve sobre o PSD: "PSD de esquerda ou de direita? Deixem-se disso. Um PSD mesmo que muito moderadamente liberalizador é que interessa e é mais necessário, já que o PS há muito parece ter optado pelo caminho inverso".


Notícias surpreendentes

Além do "The Post", há mais dois filmes para ver esta semana: um documentário sobre os gatos de Istambul e “Faithfull”, sobre a cantora e actriz Marianne Faithfull.

Mark E. Smith, vocalista dos The Fall, morreu aos 60 anos. Ele "foi um herói do punk sem nunca querer pertencer ao género", escreve André Almeida Santos.

São 33 fotos de um mochileiro que largou tudo para conhecer a Europa. Foram 5 meses de viagem, 40 mil quilómetros e 17 países - nós mostramos as melhores imagens.

E agora sim, já está pronto e informado para enfrentar mais um dia. Vá passando pelo Observador.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário