terça-feira, 29 de maio de 2018

Reguengos de Monsaraz geminou-se com Cricova, na República da Moldávia








Reguengos de Monsaraz assinou no dia 22 de maio um protocolo de geminação com Cricova, numa cerimónia realizada nesta cidade da República da Moldávia. Desta forma pretende-se promover o diálogo, a cooperação e a troca de experiências e intercâmbios entre as duas cidades e as suas populações, realizar manifestações de caráter sociocultural e desportivo com o envolvimento das associações e concretizar projetos mútuos ligados à vitivinicultura, ao turismo e ao lazer.

As caves de Cricova são a principal atração turística da Moldávia e o seu complexo subterrâneo de túneis alberga a maior adega do mundo, com mais de 120 quilómetros de armazéns de vinho. Na sequência da distinção de Reguengos de Monsaraz como Cidade Europeia do Vinho 2015 e da promoção internacional da marca territorial “Reguengos de Monsaraz - Capital dos Vinhos de Portugal”, a autarquia pretende instituir laços de amizade e de cooperação com cidades com forte tradição vitivinícola e assim promover a sua marca e abrir novos mercados para os vinhos produzidos no concelho.

A proposta de geminação com Cricova foi aprovada por unanimidade na Reunião de Câmara de 12 de abril de 2017 e constituiu um ponto de partida para mobilizar a cooperação entre os dois municípios. Este acordo é fundamental para favorecer e incrementar o crescimento económico local, promover parcerias e cooperação entre as cidades e aprofundar o conhecimento dos costumes e tradições dos dois povos através de visitas e de participações em festivais, exposições e outras manifestações culturais. Reguengos de Monsaraz tem cerca de meia centena de cidadãos moldavos a residir no concelho e representam uma das suas maiores comunidades estrangeiras.

José Calixto, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, esteve na semana passada em Cricova e no dia 21 de maio reuniu com o Secretário de Estado da Agricultura, Vasile Luca, no Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Regional e Ambiente, e com o Diretor da Agência Nacional da Vinha e do Vinho, Gheorghe Arpentin. O autarca participou ainda numa mesa redonda com os presidentes das localidades vinícolas da Moldávia.

No dia 22 de maio decorreu a visita à cidade subterrânea do vinho, a assinatura do protocolo de geminação e o espetáculo “Hoje é festa na nossa cidade” com a participação de artistas locais.






Nenhum comentário:

Postar um comentário