terça-feira, 22 de maio de 2018

UCC de Alter assinala dia mundial da Hipertensão com a criação do clube da saúde


No âmbito do dia Mundial da Hipertensão a Unidade de Cuidados na Comunidade de Alter deu inicio às atividades do recém criado Clube da Saúde.

A sessão de educação para a saúde, realizou-se no dia 16 de Maio nas instalações da junta de freguesia da Chança e contou com a participação de aproximadamente 30 utentes com idades compreendidas entre os 50 e os 80 anos.

Na sessão foram abordados diversos temas relacionados com a hipertensão entre os quais se destaca a importância de se fazer uma alimentação saudável, a importância da prática regular de alguma atividade física, a diminuição do consumo de sal, entre outros.

Foram também esclarecidas as dúvidas existentes e foi igualmente feita a desmistificação de algumas ideias que erradamente os utentes têm sobre esta patologia.

A titulo de exemplo refira-se a ideia de que "tensão arterial sobe enquanto a pessoa dorme".... iniciar caminhadas sem tomar pequeno almoço para emagrecimento rápido…entre outras.

Pretende a UCC com a criação deste clube da saúde capacitar os utentes em temáticas relacionadas com a sua saúde, esclarecendo e promovendo a adoção de comportamentos saudáveis. Pretende igualmente a UCC Alter alargar esta iniciativa a todas as outras freguesias, por forma a melhorar a literacia em Saúde nos residentes do concelho de Alter do Chão. 

ULSNA

Nenhum comentário:

Postar um comentário