terça-feira, 22 de maio de 2018

Os concelhos com risco de grandes incêndios (e uma entrevista a Assis)

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 
Bom dia!
Vamos às últimas notícias?

No Sporting, foi marcada nova reunião para quinta-feira. A de ontem teve Bruno de Carvalho à mesa, mas terminou sem conclusões: "Houve uma reunião de reflexão e de muita serenidade. Apresentámos à direcção os nossos pontos de vista e propostas bem fundamentas e tivemos oportunidade de também ouvir atenciosamente aquilo que a direcção tinha para nos dizer", disse Marta Soares.
Fernando Santos assumiu Portugal como candidato ao Mundial. "A cada jogo não temos outro objectivo que não seja ganhar", disse numa entrevista à RTP em que prometeu não dizer palavra sobre a crise no Sporting.
O Prémio Camões foi para Germano Almeida, o prosador irónico. “Estou feliz. É o reconhecimento do trabalho que a gente faz. Embora eu considere que escrever não seja trabalho, é prazer”, disse ele à Isabel Lucas, pouco depois de saber que era o vencedor do mais celebrado prémio literário de língua portuguesa.

O que marca o dia

Os concelhos com elevada probabilidade de arderem em 2018. Não foi num ano — nem poderia ter sido — que o cenário de risco de incêndio em Portugal se alterou substancialmente. Os barris de pólvora continuam lá, nos sítios do costume. Um mapa, feito por investigadores, dá conta das zonas em que há razões para ter receios.
E mais isto...
As aulas começam a partir de 12 de Setembro e o 3.º período volta a ter um mês e meio.

Ler mais devagar

1. O SNS foi o "melhor poema" de António Arnaut. O homem que vai ficar para a história como o "pai" do Serviço Nacional de Saúde, o militante número quatro do PS, António Arnaut, morreu esta 2ª-feira no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, aos 82 anos. O Presidente da República decretou um dia de luto nacional. A Alexandra Campos regressou aos dias em que ele sentiu "até às lágrimas" ter construído o futuro - e àqueles em que decidiu sair da política e regressar às origens. Enquanto, no Editorial, o Amílcar Correia lhe deixa um "obrigado".
2. O desconhecido que vai ser primeiro-ministro de Itália. Chama-se Giuseppe Conte e será o quarto chefe de Governo seguido que não foi eleito directamente em eleições. É professor de Direito, não tem  experiência política, é visto como "o tecnocrata anti-burocracia". Ontem foi proposto pelo Cinco Estrelas e pela Liga Norte ao Presidente Sergio Mattarella. É a ele quem cabe a última palavra. Mas "não vale a pena ter ilusões", vinca a Teresa de Sousa"pela primeira vez, o Governo de uma democracia da Europa Ocidental é constituído por dois partidos que são simultaneamente anti-sistema e antieuropeus". As consequências ainda não uma incógnita. 
3. “Ficar com cinco Facebooks diferentes não resolve problemas de privacidade”. O economista francês Jean Tirole, presidente da Escola de Economia de Toulose e professor do MIT, que ganhou o prémio Nobel da Economia em 2014, é uma das principais referências mundiais na área da regulação. Esteve de visita a Portugal para promover o seu livro Economia do Bem ComumO Sérgio Aníbal esteve à conversa com ele, e ela passou pela regulação das gigantes tecnológicas e as formas de lidar com o problema do emprego na Europa.
4. Nós e Roger Waters, aqui e agora. O alinhamento foi composto na sua maioria por canções dos Pink Floyd da década de 1970, mas, no óptimo concerto que o seu antigo baixista deu domingo e ontem, na Altice Arena, elas serviram para agir no presente. "Fuck the pigs!", exortou. O Mário Lopes teve a sorte de o ir ouvir e deu o tempo por bem passado.

Hoje na agenda 

Por cá, vivemos o dia de luto nacional por António Arnaut, o que levou ao cancelamento de muitas agendas. Mas entre a ronda de Rui Rio pela justiça e o fim das jornadas do CDS, há uma homenagem a Francisco Lucas Pires, no 20.º aniversário do seu falecimento (aqui lembrado por Paulo Rangel). E começa o julgamento dos polícias da esquadra da Cova da Moura.
Lá por foraMark Zuckerberg vai ao Parlamento Europeu falar sobre o escândalo Cambridge Analytica. E o presidente da Coreia do Sul é recebido na Casa Branca, com outra cimeira na agenda (a nuclear, com a Coreia do Norte).
Hoje, deixo-lhe o sabor doce das palavras de Germano Almeida, descrevendo o seu trabalho e o modo de estar de um povo, o seu: "O cabo-verdiano é um povo que apesar de todos os problemas, continua a manter um grande sentido de humor. Isso caracteriza-nos, mas há outra coisa: o amor e a esperança nunca morreram em Cabo Verde.”
Serve para para lhe desejar um dia feliz.
Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário