sexta-feira, 13 de julho de 2018

360º - Como vai o estado da Nação? Temos análise, os bastidores e a informação completa. Amigos do mergulhador que morreu na gruta falam ao Observador

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
Já daqui a pouco, às 9h30, arranca no parlamento o debate sobre o estado da Nação, que vamos seguir ao minutono Observador.

E que estado é esse? Fizemos um check-up à "geringonça", à oposição e ao Presidente e a conclusão é que de um lado há hipertensão; do outro fraturas expostas e dores de crescimento; e ainda um hipocondríaco que pode dispensar o antibiótico. A análise, os bastidores e a informação completa estão aqui.

Na economia, o Governo vai trazer para o debate a descida do desemprego, o défice em valores mínimos e "o maior crescimento do século". Tudo verdade, mas que realidades existem além destes trunfos? O Edgar Caetano e o Nuno Vinha explicam.
 
 
Mais informação importante

O Parlamento passou a tarde de ontem a aprovar legislação que tinha recebido vetos do Presidente:
  • lei de identidade de género passou com votos a favor de PS, BE, PAN, PCP e Verdes e da deputada do PSD Teresa Leal Coelho. A partir de agora, os jovens entre os 16 e os 18 anos poderão mudar de género no registo civil se tiverem um relatório médico;
  • A chamada "lei da Uber" passa a cobrar uma taxa de 5% às plataformas e a permitir que os taxistas lhes prestem serviços. Em reação, a empresa disse que vai “avaliar as implicações que terá na operação em Portugal”.

Santana Lopes ainda não tem um partido novo, mas já anda por aí. Ontem, foi orador convidado de uma nova iniciativa, o Movimento Europa e Liberdade. E pediu "arejamento" e "rebeldia na política".

Os resultados da 1.ª fase dos exames nacionais do ensino secundário mostram que foi na Matemática que houve a maior taxa de reprovação. Mas a pior média nacional foi a História A — ficou nos 9,5.

A Comissão Europeia reviu em baixa o crescimento da economia portuguesa. Passou de 2,3% para 2,2%. As causas? O mau tempo no início do ano, o aumento dos preços do petróleo e a conjuntura externa menos favorável.

As queixas de vizinhos vão poder levar ao encerramento de um alojamento local, segundo uma nova proposta do PS — desde que sejam mais de metade dos condóminos. A notícia é do Público.

O Factory Lisbon, campus para startups, abre no Verão de 2019, no Hub Criativo do Beato, e terá vagas para 700 pessoas. Só o rooftop é do comprimento de dois campos de futebol

Depois do muito barulho que fez, convém tentar perceber o que Trump exigia aos parceiros da NATO e o que realmente conseguiu (conseguiu pouco). E, já agora, o que tudo isso significa para o orçamento de Portugal (significa muito).

Trump foi de Bruxelas para Londres mas o barulho continuou. Logo que chegou, espetou um bisturi nas omoplatas de Theresa May. "O acordo que ela está a procurar obter é muito diferente daquele pelo qual as pessoas votaram", disse em entrevista ao The Sun. Pior: se o Brexit for mesmo suave, os EUA preferirão negociar com a UE.

Afinal, o que é esse "Brexit suave"? Os cinco pontos principais estão aqui.

Carlos Vieira, o ex-número 2 de Bruno de Carvalho, quer agora mandar no Sporting. "Neste projeto Bruno de Carvalho não tem espaço", avisou na apresentação da candidatura.

Já esteve nos 102, calcula-se que ronde os 120 e que chegue a atingir os 150 milhões de euros: quanto vale a marca Ronaldo? O Fábio Ferreira Lima fez as contas que devem estar na cabeça de todos os adeptos da Juventus.


Os nossos Especiais
 
O único mergulhador que morreu na gruta onde estavam presos os rapazes tailandeses trabalhava como segurança no aeroporto de Banguecoque. Os amigos contaram as suas histórias ao Observador e mostraram as fotos com ele. Reportagem da Cátia Bruno na Tailândia.
 
 
A nossa Opinião

Rui Ramos escreve "A Maternidade já pode fechar?":"Quem quer manter aberta a Maternidade Alfredo da Costa deve fazer tudo para eleger um governo das direitas. Só então, voltará a maternidade a ter os defensores que teve há uns anos".

José Milhazes escreve "O assassinato da família real russa era inevitável": "O assassinato de Ekaterimburgo não passou de um episódio do chamado 'terror vermelho', que ceifou milhões de vidas. Os comunistas começaram pelos nobres, mas depois a máquina de matar nunca mais parou".

Bruno Vieira Amaral escreve sobre o Mundial em "Contra os nazis, marchar, marchar!": "Num país com os índices de leitura mais baixos da Europa, num país de invencíveis analfabetos, alguns doutorados, de repente, mil e um especialistas em história da Europa Central brotaram do chão".


Notícias surpreendentes

Os Arctic Monkeys ainda sabem fazer barulho? Eehhh, nem por isso. Na primeira noite do Alive, deixaram de lado o controverso Tranquility Base Hotel + Casino e apostaram em versões frouxas de grandes clássicos. O Diogo Lopes dá três estrelas ao concerto de ontem.

Antes, no palco principal, houve Miguel Araújo, Bryan Ferry, Snow Patrol e Nine Inch Nails. Mas só os últimosconvenceram por completo. E, no cartaz de hoje, houve um cancelamento: os The Kooks não tocam.

Fora do palco principal, tivemos muito Papillon, algum Sampha e pouco Khalid para tanto público, como pode ler aqui

Ao menos no estilo a coisa não falhou. Em Algés, houve lingerie, moda vintage, purismo nórdico e floreados italianos. Veja as fotos.

Nos Emmys, a “Guerra dos Tronos” lidera as nomeações. E a Netflix está cada vez mais presente. Confira a lista.

E agora uma notícia cá da casa: os prémios "Jornalismo em Oncologia", promovidos pela Liga Portuguesa contra o Cancro, distinguiram dois trabalhos do Observador. As menções honrosas foram para a Vera Novais, com “O seu relógio biológico anda fora de horas? Acerte-o se quer prevenir doenças” e para a Cláudia Pinto, com “Apesar de tudo o cancro é uma doença curável”.
 
Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário