terça-feira, 1 de outubro de 2019

Oeste | Marinha Grande enalteceu o turismo


O Município da Marinha Grande celebrou o Dia Mundial do Turismo e as Jornadas Europeias do Património, com muitas atividades que decorreram de 27 a 29 de setembro e pretenderam enaltecer as potencialidades turísticas do concelho.

Neste âmbito foi inaugurado o Circuito Interpretativo de São Pedro de Moel, que integra cinco painéis com excertos de lendas retiradas do livro "Lendas do Pinhal do Rei" de José Martins Saraiva, relativas àquele lugar e ao Pinhal do Rei, acompanhadas de ilustrações do pintor marinhense Guilherme Correia.

A presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, lembra que “inserido nas celebrações do Dia Mundial do Turismo, inaugurámos o percurso interpretativo das lendas de São Pedro de Moel, destinado a dar a conhecer a todos, ao longo da ciclovia, as lendas que rodeiam esta linda praia e povoação. Este percurso é ainda completo com um QR code nos painéis, para que o visitante possa ler a totalidade de cada lenda”. Cidália Ferreira acrescenta que “a nossa história e identidade são muito valiosas e devem ser valorizadas, razão pela qual termos feito este percurso interpretativo”.

Mas as iniciativas comemorativas foram para além deste evento. No dia 27 de setembro, a Associação Protur realizou o arraial de encerramento da época balnear, com sardinhada e a atuação do grupo Os Bandalhos.

No sábado, e após a inauguração do Circuito Interpretativo de São Pedro de Moel, a Câmara Municipal realizou visitas encenadas à Casa-Museu Afonso Lopes Vieira. O poeta Afonso Lopes Vieira e a filha do seu grande amigo Alexandre, Amélia Rey Colaço, interpretados pelos atores Miguel Linares e Carolina Santarino, receberam os visitantes e partilharam histórias da vida e obra do poeta. A visita terminou com a prova de bolo de pinhão e licor de leite, característicos da gastronomia local.

Na tarde do dia 28 de setembro, a Praça Stephens acolheu o concerto com a Banda de Música da Força Aérea Portuguesa, durante o qual os cerca de 80 músicos em palco proporcionaram um espetáculo de elevada qualidade, numa parceria entre a Câmara Municipal da Marinha Grande e a Base Aérea nº5 de Monte Real (BA), que ali estiveram representados pela presidente Cidália Ferreira e pelo comandante João Gonçalves, respetivamente. A iniciativa pretendeu assinalar também os 250 anos da chegada de Guilherme Stephens à Marinha Grande e os 60 anos da BA5.

No domingo, o programa incluiu um passeio pedestre entre Vieira de Leiria e Praia da Vieira. No Largo dos Pescadores, na Praia da Vieira, esteve patente uma mostra etnográfica alusiva à arte xávega, com a exposição de um barco, peças e utensílios utilizados no momento da pesca (redes, cestas e bóias) e na fase posterior de seca e comercialização do pescado (paneiros e canastras). Esta iniciativa contou com o apoio da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Campanha “O Lusitano”, Célia Guerra e Fátima Dias.

O Rancho Folclórico de Picassinos atuou naquele local, fazendo alusão às tradições do concelho e interagindo com público.

Durante os três dias o Museu do Vidro e o Núcleo de Arte Contemporânea tiveram entrada gratuita e horários prolongados de funcionamento. Proporcionaram visitas guiadas, workshops infantis, sessão de yoga e hora do conto.

A Autoridade Marítima Nacional - Direção de Faróis também se associou às comemorações, abrindo ao público o Farol do Penedo da Saudade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário