terça-feira, 23 de abril de 2019

Consumo de anticoagulantes em Portugal

Infarmed publica nova análise sobre anticoagulantes orais.
Os medicamentos anticoagulantes são utilizados na prevenção e tratamento de doenças tromboembólicas. Durante anos, os antagonistas da vitamina K e heparinas foram os únicos anticoagulantes utilizados para o tratamento destas patologias.
Desde 2010, encontram-se disponíveis no mercado comparticipado os novos anticoagulantes orais (NACOs), que vieram constituir uma alternativa terapêutica à Varfarina, uma vez que a sua utilização não necessita de monitorização laboratorial regular, com maior comodidade para o doente.
A comparticipação destes medicamentos reflete a aposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) no tratamento e prevenção deste tipo de doenças, promovendo a esperança média de vida do cidadão.
O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde publicou no seu site uma análise sobre o consumo e despesa com estes medicamentos. Esta análise demonstra uma tendência de aumento da utilização destes medicamentos.
Em 2018, esta utilização foi superior nas faixas etárias mais elevadas, com a população com 85 anos ou mais anos a representar 17,3% do total de utilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário