segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

Conferência Intermunicipal de Inovação em Educação

Águeda recebe Conferência Intermunicipal de Inovação em EducaçãoEncontro, agendado para a próxima sexta-feira, a partir das 9 horas, acontece no âmbito do Programa Educ@RA, da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro



Encontro, agendado para a próxima sexta-feira, a partir das 9 horas, acontece no âmbito do Programa Educ@RA, da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro 

A Conferência Intermunicipal de Inovação em Educação vai decorrer na próxima sexta-feira, a partir das 9 horas, no Centro de Artes de Águeda (CAA). Trata-se de um evento organizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), que acontece no âmbito do Programa Educ@RA (Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar na Região de Aveiro). 

Na sessão de abertura, agendada para as 10 horas, estarão presentes Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda; José Ribau Esteves, Presidente da CIRA; e João Costa, Secretário de Estado Adjunto da Educação (a confirmar). 

“Olhares sobre a Inovação em Educação” é o tema que vai ser abordado, logo a seguir à sessão de abertura do encontro, por Rui Trindade, Presidente do Conselho Científico da Formação Contínua de Professores. 

O primeiro painel do encontro, subordinado ao tema “Inovação em Educação: Perspetivas”, conta com os seguintes oradores: Luís Fernandes, membro do “Pedagogical Advisory Board of Teacher Academy”, na Comissão Europeia, e Diretor Centro de Formação da Póvoa de Varzim e Vilado Conde; Ana Paula Cardoso, doutorada em Psicologia da Educação e Professora da Escola Superior de Educação de Viseu; José Verdasca, Coordenador Nacional do Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar; Iolanda Ribeiro e Fernanda Leopoldina Viana, que apresentarão o Projeto Conhecer, Atuar e Mudar (a confirmar). 

Depois de almoço, às 14h30, José Pacheco, Educador e Pedagogo, falará sobre a sua experiência, entre a qual se conta o fato de ser o idealizador da Escola da Ponte, em Portugal, para além de ser autor de vários livros e artigos sobre Educação e mentor de mais de 100 projetos para uma nova Educação no Brasil. 

Os novos desafios da Educação é o tema de fundo do segundo painel do encontro, que contará com as abordagens de Lara Martins, formada em Psicologia Clínica e da Saúde e Psicoterapeuta de orientação psicanalítica, sendo ainda Coordenadora do projeto de Educação terapêutica e criativa para alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico, designado de Mentes Incríveis; e Ádila Faria, Doutorada em Estudos da Criança. Este painel terminará com a apresentação por parte de Ana Moutas do Projeto VOGUI, um dos muitos que a autarquia de Águeda se encontra a desenvolver na área da educação e da juventude. 

O evento está previsto encerrar às 16h30, num momento que contará com as intervenções de José Eduardo Matos, Secretário Executivo da CIRA, e José Vítor Pedroso, Diretor Geral da Educação. 

De referir que durante a conferência os municípios terão oportunidade de mostrar alguns dos projetos inovadores que têm vindo a desenvolver per si ou em colaboração com os agrupamentos de escolas, num montra do que melhor se faz ao nível da educação na comunidade intermunicipal. 

Projeto VOGUI 
O Projeto VOGUI, desenvolvido no Centro de Juventude de Águeda, é um programa de intervenção para o desenvolvimento de competências pessoais e sociais com base na Educação não formal e Orientação Vocacional. 

O VOGUI tem como um dos objetivos principais efetuar um maior envolvimento entre a escola e a comunidade empresarial, bem como conceber e desenvolver novas orientações de capacitação para jovens e técnicos, modificando a imagem negativa que os jovens têm relativamente à indústria e aos empregos no setor, promovendo uma aproximação. 

Para além das sessões em grupo e outras pontuais, o VOGUI irá contemplar uma feira de oferta formativa e realizar visitas a empresas para que os jovens possam ter um contato pessoal com a realidade empresarial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário