terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

Hospitalização domiciliária

Unidades de Torres Vedras e Caldas da Rainha assistiram 173 doentes, em 2019.
O Centro Hospitalar do Oeste teve 173 doentes em hospitalização domiciliária em 2019, depois de o projeto ter arrancado em junho do ano passado, disse hoje, 29 de janeiro, a Presidente do Conselho de Administração, Elsa Baião.
Entre junho e dezembro de 2019, as duas unidades de hospitalização domiciliária, uma em Torres Vedras (no distrito de Lisboa) e outra em Caldas da Rainha (distrito de Leiria), chegaram a 173 doentes, afirmou Elsa Baião.
Ambas as unidades registaram 1.862 dias de internamento domiciliário, uma taxa de ocupação de 87%, efetuaram 53 mil quilómetros e demoraram 10,76 dias a responder em média às solicitações.
O projeto arrancou com cinco camas de hospitalização domiciliária na área de influência do hospital de Caldas da Rainha e igual número na zona servida pelo hospital de Torres Vedras.
A hospitalização domiciliária «é uma alternativa ao internamento hospitalar para doentes agudos que tenham condições sociais e clínicas para estarem no domicílio», explicou a administradora.
O projeto visa «contribuir para dar mais conforto a estes doentes, libertar camas hospitalares e reduzir o risco de complicações para estes doentes, como as infeções hospitalares», acrescentou.
A opção pela hospitalização domiciliária implica a existência de um cuidador e exige o consentimento do doente e da respetiva família, bem como o cumprimento de um conjunto de critérios clínicos, sociais e geográficos que permitam a sua hospitalização no domicílio.
As equipas de apoio são multidisciplinares, integrando médicos, enfermeiros, uma assistente técnica, uma gestora, uma assistente social, uma farmacêutica, uma psicóloga e uma nutricionista.
O CH do Oeste integra os hospitais de Torres Vedras, Caldas da Rainha e de Peniche e serve cerca de 300 mil habitantes daqueles três concelhos, assim como de Óbidos, Bombarral, Cadaval e Lourinhã e parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estêvão das Galés e Venda do Pinheiro).
Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário