terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

SINAS@Hospitais 2019 | Excelência Clínica

Segunda avaliação da ERS atribui excelência clínica a 84% dos hospitais.
Oitenta e quatro por cento dos hospitais avaliados pelo regulador da saúde em Portugal obtiveram classificação de excelência clínica, cumprindo os critérios para a prestação de cuidados de saúde de qualidade.
A segunda avaliação da Entidade Reguladora da Saúde (ERS) de 2019, divulgada no dia 16 de janeiro, incide num universo de 158 hospitais públicos, privados e do sector social.
Das 121 unidades que efetivamente obtiveram classificação na área dimensão da excelência clínica, 102 (84%) conseguiram a atribuição da estrela correspondente ao primeiro nível de classificação.
A avaliação da excelência clínica incidiu sobre internamentos entre julho de 2017 e julho de 2018, refletindo o desempenho anual dos hospitais em várias áreas, como: cirurgia vascular, cardiologia, cirurgia de ambulatório, cuidados intensivos, neurologia, obstetrícia, ortopedia ou pediatria.
A avaliação e classificação no âmbito do projeto SINAS, da Entidade Reguladora da Saúde, não produz qualquer ranking dos hospitais e não permite aferir a «melhor» unidade.
«As classificações traduzem o desempenho apenas nas áreas concretamente avaliadas em cada prestador, não se podendo fazer extrapolações sobre o desempenho do hospital como um todo, ou mesmo de serviços do hospital», frisa a ERS.
A avaliação e classificação é feita em dois níveis. Num primeiro, confirma-se o cumprimento de critérios essenciais para a prestação de cuidados de saúde com qualidade. A passagem desse nível, permite acesso a um segundo nível de avaliação em que são atribuídos níveis de qualidade de I a III em cada uma das áreas de avaliação.
De uma forma global, «verifica-se a melhoria do cumprimento de alguns dos indicadores de processo associados a diferentes áreas cirúrgicas», refere o regulador, acrescentando que também houve melhorias nos indicadores de obstetrícia, na área da neurologia relativa ao acidente vascular cerebral (AVC) ou na cirurgia de ambulatório.
Com o intuito de motivar a melhoria contínua, a ERS valida a informação submetida pelos prestadores, através de auditorias periódicas e aleatórias. No ano de 2019 o programa de auditorias do SINAS@Hospitais contemplou a realização de 60 destas ações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário