sexta-feira, 20 de março de 2020

Estudo alerta: Afinal, este pode ser o primeiro sintoma da Covid-19

À medida que o novo coronavírus se propaga ainda mais pelo planeta, as pessoas estão a ser alertadas para estarem atentas a possíveis sinais da doença que pode ser mortal.

As autoridades de saúde de todo o mundo têm vindo a afirmar que os principais sintomas da Covid-19 são tosse persistente, febre e falta de ar.

Todavia, uma equipa de cientistas norte-americanos afirma agora que aqueles infetados com o vírus podem sofrer inicialmente de dores de estômago mesmo antes de experienciarem outros sintomas comummente associados à gripe.

Um novo estudo, publicado no periódico científico American Journal of Gastroenterology, sugere que os indivíduos podem ser afetados inicialmente por problemas gastrointestinais, ao serem infetados com o novo coronavírus. 

Para efeitos daquela pesquisa, os investigadores analisaram os dados de 204 pacientes com Covid-19, na província de Hubei, na China, e apuraram que 48,5% desses indivíduos haviam chegado ao hospital com sintomas digestivos, incluindo diarreia, vómitos ou dores abdominais. 

Após a descoberta, os investigadores afirmam que, para algumas pessoas, problemas gastrointestinais podem surgir numa primeira fase da infeção mesmo antes de sintomas respiratórios. 

Adicionalmente, os indivíduos examinados no estudo apresentaram igualmente formas mais graves de Covid-19. 

Brennan M.R. Spiegel, um dos editores chefe do American Journal of Gastroenterology, disse: "neste estudo, pacientes com Covid-19 com problemas digestivos registaram maiores complicações e um maior risco de mortalidade, comparativamente àqueles sem problemas gastrointestinais, sublinhando assim a importância de incluir sintomas como a diarreia no despiste e diagnóstico precoce da doença, mesmo antes de se manifestarem problemas respiratórios".

NAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário