sexta-feira, 20 de março de 2020

Covid-19: Número de casos sobe para 1.020 em Portugal. Há seis mortes confirmadas

Resultado de imagem para Covid-19: Número de casos sobe para 1.020 em Portugal. Há seis mortes confirmadas
A Direção-Geral da Saúde (DGS) avançou hoje em novo boletim a confirmação de 1.020 casos do novo coronavírus em Portugal. Foram também confirmadas seis mortes decorrentes da infeção: duas na região de Lisboa, duas na zona Centro, uma na zona Norte e outra no Algarve.
Segundo o boletim publicado esta sexta-feira, 20 de Março, Portugal registou até agora 1020 casos confirmados de infeção pelo novo coronavírus, Covid-19.
Os dados do boletim epidemiológico hoje divulgado, com dados até às 24:00 de quinta-feira e atualizado às 11:00 de hoje, indicam que há mais 235 casos confirmados de Covid-19 do que na quinta-feira, 19 de Março.
De acordo com a DGS, o total de casos suspeitos subiu para 7.732 e o total de casos não confirmados é de 5.862. Há 850 pessoas a aguardar resultado laboratorial. Há ainda 126 pessoas internadas, 26 das quais em cuidados intensivos.
O documento da DGS regista seis óbitos por infeção contraída de coronavírus: dois na região de Lisboa, dois na zona Centro, um na zona Norte e outro no Algarve.
Entre a divulgação do boletim publicado hoje e do documento publicado ontem, foram noticiados pelo menos dois óbitos devido à Covid-19: o caso de uma octogenária em Ovar e de um homem de 64 anos em Paços de Ferreira.
Segundo este boletim, o número de recuperados aumentou para cinco casos.
Neste momento há 9.008 casos a serem acompanhados com contactos de vigilância pelas autoridades.
Entre os casos importados o registo é de 1 de Alemanha/Áustria, 2 de Andorra, 1 da Bélgica, 1 dos Emirados Árabes Unidos, 31 de Espanha, 24 de França, 20 de Itália, 1 da Índia, 1 do Irão, 2 dos Países Baixos, 3 do Reino Unido e 8 da Suíça.
Neste momento, Portugal continua a registar 26 cadeias de transmissão ativas.
A região Norte é a que regista mais casos, com 506 casos confirmados até ao momento (e dois óbitos registados). Segue-se a de Lisboa e Vale do Tejo com 361 casos, havendo dois óbitos registados. A região Centro regista 106 casos (um óbito registado), o Algarve tem 29 casos (um óbito registado) e o Alentejo tem 2 casos.
Nas regiões autónomas, os Açores têm 3 casos e a Madeira tem um caso confirmado.
Há ainda a registar 9 casos de infeção no estrangeiro.
Se considerarmos as faixas etárias, há 18 casos até aos nove anos de idade, 44 casos entre os 10 e 19 anos, 126 casos entre os 20 e os 29 anos, 187 casos entre os 30 e 39 anos, 196 casos entre os 40 e os 49 anos, 174 casos entre os 50 e os 59 anos, 132 casos entre os 60 e os 69 anos, 90 casos entre os 70 e os 79 anos e 52 casos em pessoas com mais de 80 anos.
Ao todo, existem 514 casos confirmados em pessoas do sexo masculino e 506 casos em pessoas do sexo feminino.
Os principais sintomas são tosse (20%), febre (15%), dificuldade respiratória (6%), cefaleia (11%), dores musculares (11%) e fraqueza generalizada (8%).

Ponto da Situação em Portugal

Portugal encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de quinta-feira, 19 de março, depois de a Assembleia da República ter aprovado na quarta-feira o decreto que lhe foi submetido pelo Presidente da República, com o objetivo de combater a pandemia de Covid-19, após a proposta ter recebido pareceres favoráveis do Conselho de Estado e do Governo.
O estado de emergência proposto pelo Presidente prolonga-se até às 23:59 de 2 de abril.
Hoje, o Governo volta a reunir-se em Conselho de Ministros para debater as medidas de apoio social e económico para a população afetada pela pandemia de Covid-19, depois de na quinta-feira ter apresentado um primeiro lote de medidas de concretização do estado de emergência.
No Conselho de Ministros de quinta-feira foram aprovadas medidas como o “isolamento obrigatório” para doentes com Covid-19 ou que estejam sob vigilância ativa, sob o risco de “crime de desobediência”, a generalização do teletrabalho" para todos os funcionários públicos que o possam fazer, o fecho das Lojas do Cidadão, bem como dos estabelecimentos com atendimento público, com exceção para, entre outros, as mercearias e supermercados, postos de abastecimento de combustível, farmácias e padarias.
O Governo decidiu criar, também, um "gabinete de crise" para lidar com a pandemia da Covid-19, que integra os ministros de Estado, da Administração Interna, da Defesa Nacional e das Infraestruturas.
Entre as medidas para conter a pandemia, o Governo já tinha suspendido as atividades letivas presenciais em todas as escolas desde segunda-feira e imposto restrições em estabelecimentos comerciais e transportes, entre outras.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 245 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 10 mil morreram. Das pessoas infetadas, mais de 86.600 recuperaram da doença.

Onde posso consultar informação oficial?

A DGS criou para o efeito vários sites onde concentra toda a informação atualizada e onde pode acompanhar a evolução da infeção em Portugal e no mundo. Pode ainda consultar as medidas de segurança recomendadas e esclarecer dúvidas sobre a doença.
Quem suspeitar estar infetado ou tiver sintomas em Portugal - que incluem febre, dores no corpo e cansaço - deve contactar a linha SNS24 através do número 808 24 24 24 para ser direcionado pelos profissionais de saúde. Não se dirija aos serviços de urgência, pede a Direção-Geral de Saúde.

Madremedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário