sexta-feira, 20 de março de 2020

Adolescente de Santa Maria da Feira e a mãe deixam o São João para continuar o tratamento em casa

Resultado de imagem para São João para continuar o tratamento em casa
A adolescente de 17 anos que esteve internada em estado grave devido à infeção por SARS-CoV-2, o novo coronavírus responsável pela Covid-19, saiu esta quinta-feira do Hospital de São João, no Porto. Tanto ela como a mãe vão continuar o tratamento em casa.
A adolescente de Santa Maria da Feira que chegou a estar em estado grave após a infeção pelo novo coronavírus vai prosseguir o tratamento em casa, apurou o SAPO24. A rapariga ainda não está curada, mas o estado de saúde permite que abandone o Centro Hospitalar Universitário São João, no Porto, e passe a ser acompanhada em casa.
Este é o caso que levou ao encerramento da Urgência Pediátrica do Hospital São Sebastião, em Santa Maria da Feira, durante a noite, até dia 23, devido à quarentena de cerca de três dezenas de profissionais.
Segundo a administração do Cento Hospitalar de Entre Douro e Vouga, de que faz parte o Hospital São Sebastião, a medida foi implementada "na sequência da identificação de um caso positivo de Covid-19" numa utente internada, a estudante de 17 anos residente em Ovar e a frequentar a Escola Secundária da Feira, que também fora entretanto encerrada para contenção do contágio, ainda antes da suspensão de todas as aulas presenciais.
"Foram prontamente tomadas as medidas de contenção adequadas à situação, nomeadamente as que visaram responder à identificação do risco de exposição específico de cada um dos profissionais que contactaram com a doente. Fruto desse trabalho, foi identificado um elevado número de profissionais do Serviço de Pediatria a quem foi determinada a observância de um período de quarentena de 14 dias a contar da data do último contacto com a doente", adiantava na semana passada a administração em comunicado.
Fonte da unidade disse à Lusa que em causa estão "cerca de 30 profissionais, entre médicos, enfermeiros e assistentes operacionais", pelo que o hospital fica "condicionado em meios humanos para assegurar o funcionamento da Urgência Pediátrica na totalidade das 24 horas do dia".
Até 23 de Março, este serviço passou, assim, a estar operacional apenas entre as 08:00 e as 20:00, adiantava o comunicado da administração. Sob orientação de autoridade de saúde nacional, a adoção do regime de quarentena foi complementada com "a limpeza e a desinfeção dos espaços" utilizados pela jovem infetada, acrescenta.
A administração do Hospital São Sebastião alertava também que, no horário em que a Urgência Pediátrica estiver encerrada, "os doentes poderão recorrer ao serviço de Urgência Pediátrica do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia e Espinho", sendo que também as unidades de cuidados de saúde primários da região "estão preparadas e com meios reforçados para, nesse período, prestarem o apoio necessário".
Madremedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário