terça-feira, 16 de junho de 2020

Festa do Livro lançou Caderneta do Ancião

A Câmara Municipal de Ansião promoveu a Festa do Livro de 10 a 14 de junho através dos canais digitais do município. 

O programa foi concebido para ser desfrutado em casa, tendo em conta as contingências vividas atualmente, e consistiu numa diversidade de iniciativas em torno do livro, concretizadas maioritariamente por leitores. 

A beleza das palavras chegou-nos pela Rede de Bibliotecas de Ansião, em “Leituras Performativas”, por trabalhadores do município e do projeto CLDS4G, nos momentos “Palavra Andante”, e pelos Embaixadores da Leitura do Agrupamento de Escolas de Ansião, em “Ler Doce Lar”. Em cada uma das freguesias e em locais emblemáticos do concelho, foram contadas histórias por Rodolfo Castro, conhecido como o pior contador de histórias. “Somos Capa - Book Face”, uma parceria com a Rede de Bibliotecas de Ansião, consistiu num desafio à criatividade que conjugou livros com arte num registo fotográfico, a que responderam mais de meia centena de leitores e cuja exposição foi exibida virtualmente. 

O destaque da programação foi para o lançamento da Caderneta do Ancião, um livro de passatempos alusivos à história, à cultura e às tradições de Ansião, com ilustrações a cargo de artistas plásticos do concelho. Na introdução, a Vereadora da Cultura, Cristina Bernardino, refere que “Com este pequeno contributo pretendemos lembrar que são pequenos gestos que nos fazem sentir que estamos todos juntos, ainda que afastados fisicamente, e que isso nos vai ajudar a que tudo fique bem, outra vez.” A sua distribuição iniciou-se pelas instituições particulares de solidariedade social e pelos responsáveis pelos projetos de inovação social do concelho. 

Todas as atividades do programa podem ser visualizadas em vídeo no Facebook e no portal do município, em www.cm-ansiao.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário