terça-feira, 16 de junho de 2020

Proença-a-Nova | BioAromas - Laboratório de Integração e Inovação Social apoiará jovens e adultos com necessidades especiais

Projeto vai ser dinamizado no Centro Ciência Viva da Floresta 

O Projeto BioAromas - Laboratório de Integração e Inovação Social, que abrange os jovens e adultos com idade superior a 18 anos, vai nascer no Centro Ciência Viva da Floresta até ao final do ano, num investimento superior a 250 mil euros. O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, durante a Sessão Solene do Dia do Município, a 13 de junho, na sequência de uma candidatura que foi submetida e aprovada pelo Portugal Inovação Social do Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, cofinanciado pelo Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo Social Europeu (FSE). 

“Pretende-se contribuir para o desenvolvimento de competências destes jovens e adultos, ao nível pessoal e profissional, promovendo a sua capacitação particularmente na produção de plantas aromáticas e medicinais, incutindo-se conceitos de gestão e de empreendedorismo para uma maior autonomia, de modo a serem cidadãos ativos na comunidade e os seus agregados familiares encontrarem neste projeto resposta de continuidade”, referiu. “Como não existe esta oferta na região, que se destaca de todas as outras, estes jovens e adultos vão estar mais próximos de casa e da família, o que traduz uma maior segurança, libertando os seus cuidadores, com impactos positivos para todos”. 

Esta era uma necessidade já identificada pelo Município e há muito esperada e que agora vai tornar-se realidade, demonstrando “que é possível desmistificar a deficiência com a Ciência, através do acolhimento e integração destas pessoas com necessidades especiais, respeitando a individualidade de cada um. A ciência é aqui o veículo principal para a própria inclusão social”. João Lobo agradeceu aos parceiros desta iniciativa, nomeadamente ao projeto BioAromas, que nasceu no Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova e continuará a estar disponível para jovens com necessidades educativas especiais até aos 18 anos, ao Seminário dos Missionários do Preciosíssimo Sangue de Proença-a-Nova, que é o investidor social - com uma contribuição privada de 30%, e ao Centro Ciência Viva da Floresta que irá acolher o desenvolvimento deste Laboratório. 

Numa primeira fase, a abrangência territorial do projeto é o concelho de Proença-a-Nova podendo, no entanto, permitir a receção de jovens com necessidades especiais de outros concelhos após o terceiro ano do projeto ou antes, caso se justifique e haja essa capacidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário