segunda-feira, 2 de março de 2020

Covid-19: Ministra confirma um caso positivo e outro a aguardar contra-análise

Resultado de imagem para Covid-19: Ministra confirma um caso positivo e outro a aguardar contra-análise
Em declarações esta manhã à imprensa, a Ministra da Saúde, Marta Temido, confirmou que há um caso positivo por infeção de coronavírus no Porto e um segundo a aguardar contra-análise. Ambos os casos foram identificados este domingo, 1 de Março.
Em conferência de imprensa, a Ministra da Saúde, Marta Temido, acompanhada da Diretora-Geral de Saúde, Graça Freitas, confirmou, esta manhã, dois casos por Covid-19, sendo que um ainda aguarda contra-análise dos resultados por parte do Instituto Ricardo Jorge.
O caso já confirmado é de um homem de 60 anos que esteve recentemente em Itália e cujos sintomas tiveram início a 29 de fevereiro. A sua situação é "estável". Trata-se de um médico do Hospital do Tâmega e Sousa que esteve no norte de Itália a fazer férias e que ficou ontem à tarde internado no Hospital de Santo António, no Porto.
O segundo caso é também de um homem, de 33 anos, cujos sintomas tiveram início a 26 de fevereiro. O homem esteve a trabalhar em Espanha e apresentou sintomas ligeiros, tendo ficado internado no Hospital de São João, no Porto. O seu estado de saúde também é considerado "estável" e análises aguardam contra-análise dos resultados por parte do Instituto Ricardo Jorge.
A ministra da Saúde recomendou ainda “vigilância ativa” para as pessoas que venham da áreas afetadas e que possam ter tido contacto com doentes. Estas devem contactar a Linha SNS 24 (808 24 24 24). Está a ser feito um reforço das linhas de saúde, no sentido de "garantir que as respostas são dadas o mais depressa possível", garantiu Marta Temido. A ministra admite, porém, que com um volume maior de procura "esses tempos possam trazer algumas demoras".  Mas, afirma, o momento é de "preocupação" e  "cuidado", "sem alarmes".
A governante anunciou ainda que os voos provenientes de Itália terão maior rastreabilidade de passageiros à semelhança do que acontecia com provenientes da China.
“Neste momento, foi já tomada a decisão de aplicar [o rastreamento] aos voos que são provenientes de áreas afetadas, já o tínhamos feito relativamente aos voos provenientes da China. Vamos alargar essa medida aos voos provenientes da Itália", disse marta Temido, explicando que se trata da "aplicação de uma rastreabilidade de contactos e também um reforço da informação dos provenientes dessa região”.
Já Graça Freitas, Diretora-Geral de Saúde,  pediu "tranquilidade". A diretora reafirmou que o período vigente "é de contenção" e sublinhou a preocupação com a "prevenção" associada ao rastreio daqueles que estiveram em contacto com os casos confirmados.
“Estamos em fase de contenção e vamos continuar (...). Não aumenta o nosso nível de prevenção e preparação, mas gera uma segunda linha muito importante que é deteção de contactos diretos nestes casos”, disse Graça Freitas.
O grau de risco de quem esteve em contacto com pacientes infectados terá de ser "particularizado" e essa decisão deverá ser tomada pela autoridade de saúde que traçar o historial clínico de cada caso. "A história tem de ser muito bem feita, o grau de risco de contacto tem de ser bem esmiuçado e sempre que se justificar serão feitos testes", disse a responsável de saúde.
“O risco será analisado dia-a-dia, situação a situação", acrescentou Graça Freiras, destacando ainda que "o ministério da Saúde tem adaptado as medidas às necessidade, ao conhecimento e ao risco".
Madremedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário