segunda-feira, 12 de abril de 2021

Cantanhede | União de Freguesias de Covões e Camarneira com intervenções na rede viária


A atividade da brigada de aplicação de tapete betuminoso desta Câmara Municipal de Cantanhede prossegue em bom ritmo o programa de requalificação da rede viária do concelho, nos termos de uma planificação que abrange todas as freguesias. Ao abrigo desse plano, está em curso a pavimentação de 8 troços de estradas e arruamentos da União das Freguesias de Covões e Camarneira, em alguns casos já terminada, faltando apenas a execução de pequenos trabalhos acessórios. Concluída está a intervenção na CM 1011 / Rua Principal Amadeu Neto, no Seadouro.

As obras começaram com a limpeza e regularização das plataformas com uma camada de tout-venant compactado com aplicação da rega de colagem, seguida da aplicação do tapete betuminoso com uma espessura de aproximadamente seis centímetros, também este devidamente compactado, após o que foi feita a limpeza dos locais sujeitos a intervenção e retirada a sinalização temporária.

Trabalhos idênticos vão agora ser executados na Rua Principal da Malhada de Cima, Caminho da Espinheira à Moitalta, no Montouro, Rua dos Pinhais, na Quinta dos Troviscais e na Rua São João, na Carvalheira. Nas ruas de 1.º de Janeiro, na Carvalheira, Nossa Senhora da Guia, no Montouro e Travessa rua Joaquim Pereira Júnior em Labrengo, será efetuada limpeza, mantendo a estrutura do pavimento, a que se seguirá a aplicação do tapete betuminoso.

As repavimentações estão a ser realizadas por administração direta pela brigada de pavimentações da Divisão de Apoio às Freguesias, através dos recursos técnicos e humanos desse sector da atividade camarária. Para esse efeito, a referida brigada dispõe de um vasto conjunto de equipamentos que lhe conferem uma capacidade operacional para executar pavimentações de qualidade em muitos quilómetros de estrada do concelho a custos substancialmente mais baixos do que seriam com recurso a empreitadas.

No que diz respeito aos equipamentos técnicos para aplicação das massas betuminosas nas freguesias, eles são constituídos por quatro camiões, dois com semirreboque basculante traseiro e outro com quatro eixos, e uma pavimentadora de rasto, dispondo ainda de uma motoniveladora, dois cilindros, uma retroescavadora, uma mini-carregadora/varredora, uma máquina de pulverização de emulsão para aderência das massas betuminosas e um trator-cisterna.

Além da atividade da equipa que se dedica à aplicação de tapete, a Divisão de Administração Direta e Apoio às Freguesias encontra-se paralelamente a operar na requalificação de caminhos vicinais/rurais com uma brigada equipada com um camião, uma retroescavadora, uma motoniveladora, um cilindro, um corta-sebes e diversas viaturas de apoio.

Estas operações decorrem no âmbito do planeamento negociado entre a presidente da Câmara Municipal e os presidentes de Junta, segundo uma lógica de distribuição equilibrada das intervenções por todo o território do concelho, naquela que é apenas uma das vertentes do plano de requalificação da rede viária que a autarquia está a desenvolver com um investimento que ascende a mais de oito milhões de euros, maioritariamente com recurso a empreitadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário