quinta-feira, 13 de maio de 2021

Mira submete ao Centro2020 candidatura para beneficiação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Mira submeteu ao Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020) uma candidatura de cerca de um milhão e setecentos mil euros para a requalificação do Centro de Saúde de Mira.

Esta intenção já era de conhecimento público, dado que o Presidente da edilidade mirense tinha realizado várias iniciativas no sentido de mapear o investimento junto do Pacto para o Desenvolvimento e Coesão Territorial da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e já tinha assumido que, se esta obra tivesse financiamento comunitário, o Município de Mira assumiria a componente nacional, ou seja, 15% do investimento total da obra, embora se trate de um equipamento pertencente à Administração Central.

Neste sentido, e após um trabalho muito intenso entre a ARS do Centro e o Município de Mira, desenvolveu-se o projeto que pretende intervir no Centro de Saúde de Mira, de modo a proporcionar um desempenho do edifício compatível com as exigências e condicionalismos da atualidade e com vista à melhoria do comportamento energético da edificação, assim como outras exigências funcionais de utilização que consequentemente irão promover uma melhoria na qualidade da prestação de serviços de saúde no local.

Para Raul Almeida, “ao investir na beneficiação deste Centro de Saúde, com o objetivo de melhorar as atuais infraestruturas que se encontram degradadas e inadequadas à prestação de cuidados de saúde, está a contribuir-se para o desenvolvimento local e regional e para a redução das desigualdades, nomeadamente através de melhorias no acesso aos cuidados de saúde”.

“Este é um investimento estritamente necessário na área da saúde, que para nós é um dos eixos prioritários da nossa área de atuação”, frisou o autarca.

Os investimentos vão incidir sobre várias áreas:

Ao nível do interior arquitetónico do edifício, o projeto de beneficiação consiste numa adaptação do edifício existente, através de reformulações interiores funcionais, voltadas para o atendimento e prestação de cuidados de saúde. Estas reformulações consistem na adaptação de um espaço para sala de isolamento e criação de um espaço destinado a depósito de resíduos hospitalares. Também consiste na melhoria das condições de acessibilidade a pessoas portadoras de mobilidade condicionada, tais como a criação de saídas de emergência, a criação de rampas de acesso ao edifício e a adaptação de instalações sanitárias e balcões de atendimento.

A intervenção prevista procura também melhorar a eficiência energética do edifício e colmatar as patologias existentes. Deste modo, propõe-se a substituição de toda a cobertura cerâmica degradada existente por uma nova cobertura em painel sandwich com isolamento térmico (lã de rocha) sobre a estrutura existente, melhorando assim, o conforto térmico, de modo a corrigir as diversas patologias de infiltrações que o edificado apresenta.

Ainda ao nível das medidas de eficiência energética propõe-se a substituição de todos os vãos exteriores por novos e mais eficientes, com corte térmico, vidro duplo e permeabilidade ao ar. Igualmente, propõe-se a substituição da proteção dos vãos exteriores de estores em PVC por uma nova solução de estores exteriores compostos por lâminas orientáveis, em alumínio extrudido anodizado, com mecanismo de movimentação das lâminas manual com sombreamento concebido para o controlo da luz e da temperatura no interior do edifício.

Ao nível do revestimento das paredes exteriores, propõe-se o tratamento das patologias verificadas, tais como infiltrações, fissuração, oxidação de armaduras nos elementos em betão armado, e o revestimento de toda a fachada através da aplicação de sistema de ETIC’s, de modo a corrigir o comportamento térmico.

Importa ainda salientar que serão instalados sistemas de ventilação e climatização mais eficientes, um sistema solar fotovoltaico para autoconsumo constituído por 20 módulos fotovoltaicos com potência unitária de 300 W e a substituição das luminárias por soluções LED, contribuindo para a melhoria da eficiência energética do edifício em pelo menos duas classes energéticas.

Adicionalmente, irá proceder-se ao apetrechamento do Gabinete de Estomatologia, contribuindo para a melhoria da qualidade da oferta e cobertura dos cuidados de saúde oral ao nível dos cuidados de saúde primários do concelho.

A intervenção nos arranjos exteriores constitui uma reestruturação viária (execução de uma via que permita o acesso rodoviário e pedonal em redor de todo o edifício), remodelação da zona de parqueamento e reformulação dos espaços verdes existentes dentro do perímetro afeto ao Centro de Saúde de Mira, de modo a melhorar as condições de mobilidade pedonal e rodoviária, valorizando, assim, a qualidade do espaço e o incremento de segurança na circulação.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário