quinta-feira, 13 de maio de 2021

Gosto de Amar de Perto – Uma Questão de Sobrevivência

Livro de Rui Melo apela aos afectos, ao autoconhecimento e ao inconformismo

 


Será que devemos aceitar as diferentes distâncias que viraram moda? Esta é a questão que o professor Rui Melo lança aos leitores no livro Gosto de Amar de Perto – Uma Questão de Sobrevivência. A importância de tirar tempo para nós e para o outro, a diferença entre a auto-estima e a egocentrismo, o que faz de nós, humanos, seres sociais e a importância de amar de perto para o nosso equilíbrio emocional. Aspectos fracturantes na actualidade, abordados pelo autor nesta obra impregnada de uma gentileza desarmante. Gosto de Amar de Perto – Uma Questão de Sobrevivência estará disponível na rede livreira nacional a partir do próximo dia 18 de Maio. O livro poderá ainda ser adquirido através do site oficial da editora.

«O mundo mudou e ensinou a aceitação da distância, numa tentativa de nos contentarmos com pouco. Aceitamos, mas ao aceitar não nos sentimos os mesmos. Ficamos mais frágeis. Porque resignarmo-nos com a distância, não é desejá-la. Não é aceitá-la.»

O professor Rui Melo tem vindo a dedicar a sua atenção ao desenvolvimento pessoal, em particular de jovens e adolescentes, e está ciente do afastamento que as novas formas de comunicar, o défice de atenção e a sobreinformação, adensadas pelo afastamento social resultante da pandemia da COVID-19, promovem.

É nesse quadro que, no livro Gosto de Amar de Perto – Uma Questão de Sobrevivência, o autor relembra a importância vital das relações de proximidade, do toque, do abraço. Afinal, encontramos, em todas as fases da nossa vida, fortes razões para querermos amar de perto. É uma inevitabilidade amarmo-nos e amarmos os outros. «É preciso ter consciência do que se passa para que, arrumando primeiro o nosso mundo, se possa almejar ajudar a arrumar o outro.»

O livro promete «plantar-nos à janela» para uma espreitadela sobre a humanidade e como ela parece apresentar-se aos nossos olhos e ao nosso coração. Este é um olhar penetrante e desconcertante sobre a vida que levamos e sobre a evolução do sentir das várias velocidades e das várias proximidades. Pelo meio, o leitor irá acompanhar a extraordinária aventura do humano Pertus e a sua inexorável necessidade de estar perto, desde que nasce até que morre.

Para o autor, «o futuro da raça humana tem de ser alcançado através do optimismo e do equilíbrio», e a consciência do leitor é testada, espicaçada e convidada a realizar esta viagem para que saia do outro lado com um olhar penetrante sobre si mesmo, mas, principalmente, com a sua capacidade de se indignar restaurada.

Com prefácio do jornalista Pedro Luiz de Castro e uma belíssima ilustração de Sara Leandro, Gosto de Amar de Perto – Uma Questão de Sobrevivência chega à rede livreira nacional no próximo dia 18 de Maio, com a chancela da Guerra e Paz Editores.

Gosto de Amar de Perto – Uma Questão de Sobrevivência
Rui Melo
Não-Ficção / Desenvolvimento Pessoal
120 páginas · 15x23 · 14,5€
Nas livrarias a 18 de Maio

Nenhum comentário:

Postar um comentário