domingo, 23 de maio de 2021

Município de Leiria presta homenagem ao Setor Social e Bombeiros pelo papel no combate à pandemia Covid-19


O Município de Leiria prestou homenagem este domingo ao Setor Social e Bombeiros pelo papel no combate à pandemia Covid-19, numa cerimónia no Teatro José Lúcio da Silva em que o presidente do Município agradeceu a resposta dada na proteção às franjas da população em situação de fragilidade.
“A capacidade de uma comunidade garantir proteção às franjas da sua população em situação de maior fragilidade é dos indicadores que estabelece com maior precisão a fronteira entre as sociedades mais e menos desenvolvidas”, disse o presidente da Câmara Municipal, acrescentando que o trabalho efetuado no setor social durante a pandemia Covid-19 veio demonstrar que estamos do lado certo da fronteira.

“Do lado que humaniza, do lado que cuida, do lado que protege”, realçou Gonçalo Lopes, afirmando que “foi profundamente animador e tranquilizador, naqueles primeiros dias marcados por um sentimento generalizado de angústia e incerteza em relação ao futuro, constatar que as nossas instituições se fecharam de imediato num abraço protetor aos seus utentes”.

“Tal apenas foi possível graças ao verdadeiro espírito de missão e de entrega e a um trabalho muito rigoroso dos profissionais que todos os dias transformam as instituições em lares afetivos para os seus utentes”, enalteceu Gonçalo Lopes, destacando igualmente a atuação dos bombeiros, que, “uma vez mais, se posicionaram na linha da frente e se expuseram ao risco por todos”.

Gonçalo Lopes afirmou ainda que a pandemia obrigou ao estabelecimento de canais de diálogo contantes e a um trabalho conjunto com o setor social, uma dinâmica que não devemos perder para o futuro.

“Juntos podemos continuar a construir um concelho cada vez mais justo, inclusivo e solidário, com respostas sociais adequadas às necessidades de toda a população, niveladas por um patamar de elevada qualidade”, realçou, acrescentando que, com espírito de união, será possível projetar ainda mais o concelho e fazer de Leiria uma referência na área social.

A sessão, em que foram homenageadas 67 instituições do sector social e quatro corporações de bombeiros do concelho, contou com a presença da secretária de Estado da Ação Social, Rita da Cunha Mendes, enalteceu o trabalho desenvolvido para a proteção dos mais vulneráveis, em especial os mais idosos.

A governante aproveitou ainda para expressar admiração e profundo reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelo sector social com o objetivo de salvar vidas e também pelos corpos de bombeiros e ainda o papel dos municípios no combate à pandemia covid-19 nas mais diversas áreas e na dinamização da rede social, permitindo uma atuação em prontidão face à situação de emergência vivida.

Na cerimónia, Rita da Cunha Mendes realçou ainda a importância do sector social, não apenas do ponto de vista comunitário, mas também económico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário